Inscrição para Curso Estado de Jornalismo termina dia 10

Terminam no próximo domingo, 10, as inscrições para o 25º Curso Estado de Jornalismo, um dos mais tradicionais programas de treinamento para jovens profissionais do País. De 15 de setembro a 12 de dezembro, os 30 selecionados realizarão atividades em período integral e terão a oportunidade de aprender na prática, nas redações do Grupo Estado.

Estadão Conteúdo

03 Agosto 2014 | 14h19

O programa gratuito inclui módulos de política, economia, filosofia, ética e português, além de aulas teóricas e práticas que complementam a formação acadêmica de jornalismo, como Reportagem com Auxílio de Computador (RAC) e Jornalismo com Banco de Dados. Entre os professores já confirmados na edição deste ano está o diretor do jornal espanhol "La Voz de Galicia", Paco Sánchez, entre outros convidados do Brasil e do exterior.

Os alunos participam de entrevistas coletivas com personalidades e desenvolvem reportagens especiais, avaliadas por profissionais do jornal O Estado de S.Paulo. Os jovens também têm a oportunidade de atuar nas redações, com passagem por todas as editorias e plataformas, o que garante uma visão completa do jornalismo desenvolvido pelo Grupo Estado.

Ao longo do curso, os alunos ainda planejam e produzem um suplemento especial - da pauta ao design, dos textos para o impresso ao conteúdo multimídia. Esse material é publicado na semana de formatura, no Estadão, com tiragem nacional, e no portal Estadão.

Processo seletivo

A primeira fase do processo seletivo é online e realizada no momento da inscrição, pelo www.estadao.com.br/focas. Os candidatos devem cadastrar currículo e justificativa de interesse e fazer provas de conhecimentos gerais, inglês e português.

Podem se inscrever estudantes de último semestre de todas as faculdades de jornalismo do Brasil e formados em 2012 e 2013. Até 90 candidatos serão chamados para a segunda fase, com duração de um dia, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. A relação dos 30 selecionados será divulgada em 29 de agosto.

Desde 1990, mais de 700 jovens já passaram pelo Curso Estado de Jornalismo, único programa do gênero válido como extensão pela Universidade de Navarra. Parte desses profissionais trabalha atualmente nas grandes redações do País. O curso tem o patrocínio da Odebrecht e da Phillip Morris.

Mais conteúdo sobre:
jornalismocursoEstado

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.