Irã está disposto a sediar negociações sobre Síria-ministro

O Irã está disposto a sediar conversas entre o governo sírio e grupos da oposição em um esforço para por um fim ao conflito no país, disse no domingo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi.

YEGANEH TORBATI, Reuters

15 de julho de 2012 | 10h16

A declaração pode indicar uma mudança na postura da liderança iraniana. O Irã vem apoiando de forma consistente os esforços do presidente sírio, Bashar al-Assad, de suprimir um levante que já dura 17 meses.

O Irã vem repetidamente acusando o Ocidente e as potências regionais de se intrometer nas questões internas da Síria, e Salehi disse à Reuters na semana passada que "uma boa parte" dos rebeldes sírios era de grupos militantes extremistas.

“"A República Islâmica do Irã está disposta a se sentar com a oposição síria e convidá-la para ir até o Irã", disse Salehi segundo a Agência de Notícias dos Estudantes iranianos. "Estamos dispostos a facilitar e a fornecer as condições para conversas entre a oposição e o governo".

O mediador internacional Kofi Annan disse na semana passada que o Irã e o Iraque apoiavam um plano para uma transição política em Damasco liderada pela Síria.

Annan enfatizou a importância do envolvimento do Irã em encontrar uma solução para a crise síria, embora as potências ocidentais tenham rejeitado firmemente a sugestão.

(Reportagem de Yeganeh Torbati)

Tudo o que sabemos sobre:
SIRIAIRACONVERSAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.