Isto é um alfajor

O prato abaixo, criado pelo chef argentino Alejandro Digilio, da Vinería de Gualterio Bolívar, em Buenos Aires, é o símbolo da nova cara da gastronomia portenha. Conheça abaixo outras opções de cardápio e seus respectivos restaurantes

Luiz Horta, BUENOS AIRES,

22 Julho 2010 | 09h33

 

 

 

 

 

 

 

 

CASA COUPAGE

Comendo na casa dos outros

 

 

Tem que tocar a campainha e esperar. A Casa Coupage é a residência do casal Santiago Mymicopulo e Inés Mendieta. Durante a semana funciona como confraria. Nas noites de quintas e sextas recebe clientes para jantar. Santiago é um anfitrião animado e age como se você fosse seu convidado. O vinho tem grande destaque. Sua carta, totalmente autoral, apresenta garrafas garimpadas por ele. Foi lá que tomei o Viña El Cerno Cabernet, que em vão procurei para comprar. A comida é boa, profissional, com toque caseiro: língua de cordeiro com minilegumes, magret de pato com medalhões de banana frita (funciona, sim). Santiago passa pelas mesas com brincadeiras, aromas de vinho para serem adivinhados, taças para provar. As mesas têm luz para tintos e para brancos. Depois da comida a conversa entra pela noite e não fosse a modesta conta (R$ 70 por pessoa), a sensação seria mesmo de estar jantando na residência de amigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEGUI

Sem muita liberdade para escolher

 

 

A nova casa do badalado Germán Martitegui (dono da Casa Cruz e do Olsen) não vale a expectativa. O restaurante não tem placa, a parede é toda pichada e você chega a insistir com o taxista que não é ali, ele errou. Será que é chique isso de confundir? Passando a porta, o cenário é bonito, com uma ampla cozinha e serviço atrapalhado. Há poucos pratos memoráveis no menu de seis momentos. Lembro-me só de uma sopa de lentilhas com truta defumada e ameixas pretas, deliciosa. A comida era quase sempre branca, um delírio estético monocromático de um estilista, algo como uma "coleção 2010, tendência alva". A carta de vinhos é bem feita, mas o sommelier sôfrego atrapalha. Impede, por exemplo, que se tome um Sauvignon depois de um Chardonnay. Foi uma peleja provar fora do manual estrito dele. Entre o que me deixou pedir, consegui beber um Angelica Zapata Cabernet Franc, uva que persegui sem sucesso na viagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VINERÍA DE GUALTERIO BOLÍVAR

Desconstruindo o alfajor

 

 

É o pioneiro na veloz revitalização do bairro de San Telmo. A Vinería foi dos primeiros a se mover para os aluguéis mais amáveis do local. O espaço é minúsculo, verdadeiro pocket-restaurante, com 24 lugares, mais parecido a uma vitrine de lojinha. Isso não impediu a atrevida cozinha do chef Alejandro Digilio, listada pela Food & Wine, ano passado, entre os 20 restaurantes com a estrela em ascensão. O menu-degustação de 16 pratos é bem longo. Na noite da visita do Paladar, a sequência teve ótima farofa de vieiras com salada de algas; trufa branca de Baía Branca (terra do chef) com líquido da conserva de trufa e redução de mel e a desconstrução do alfajor que ilustra a capa desta edição. Como seria loucura harmonizar tudo com vinhos, o treinado sommelier, o brasileiro de Curitiba Wagner Gabardo, inventou uma fórmula sedutora: todos os da carta podem ser pedidos por taça a bom preço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:

 

 

VINERÍA DE GUALTERIO BOLÍVAR

Calle Bolivar 865, San Telmo, Buenos Aires

Terça a domingo

almoço 13 - 16 hs.

jantar 21 - 24 hs.

reservas: tel (5411) 4361-4709

email: lavineriadebolivar@gmail.com

 

 

 

 

TEGUI

Diário, almoço e jantar

Calle Costa Rica 5852, Palermo, Buenos Aires

reservas: tel: (5411)5291-3333

email: info@tegui.com.ar

 

 

 

 

EL BAQUEANO

Calle Chile 495 esquina com Bolivar

Terça a Sábado de 19 a 24 hs

Reservas: tel. (54 11) 4342-0802

 

 

 

 

CASA COUPAGE

Calle Güemes 4382, Palermo, Buenos Aires

Só jantar, 5as e 6as feiras

reservas: tel. (5411) 4833-6354

email: info@casacoupage.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.