José Mujica deixa a presidência do Uruguai e volta para casa em seu velho Fusca

José Mujica se despediu do poder neste domingo no Uruguai da mesma forma única com a qual ganhou popularidade entre seus compatriotas e em todo o mundo, voltando para casa em seu inconfundível Volkswagen Fusca azul claro.

REUTERS

01 de março de 2015 | 15h59

O ex-guerrilheiro de 79 anos, que vive em uma modesta chácara nas cercanias de Montevidéu, devolveu a faixa presidencial ao seu antecessor Tabaré Vázquez após uma gestão que teve altos e baixos.

Vázquez assumiu no domingo o segundo mandato na presidência. Antes, ele já havia assumido em 2005 como o primeiro presidente de esquerda do Uruguai.

"O povo uruguaio tem que fazer todo o possível para ajudar um governo que está começando. Dar a ele toda a força que puder dar, pois se ele vai bem, o país vai melhor também", disse Mujica aos jornalistas após abandonar a praça principal da capital, onde entregou o mandato vestindo um traje sem gravata e de óculos de sol.

"De minha parte, digo muito obrigado por tudo o que o povo uruguaio me deu. Tive a imensa honra de contar com a sorte com ele", acrescentou o agora ex-presidente. "Algumas coisas conseguimos fazer e outras não, mas aí virão outros que serão melhores e assim sucessivamente".

Mujica, que adquiriu ampla popularidade internacional pela sua maneira única de falar e se vestir, assim como por seus discursos anti-consumismo, terminou sua gestão com 65 por cento de aprovação popular, segundo a última pesquisa da consultora Equipos, de dezembro.

Mujica disse há alguns dias em entrevista à Reuters que não se considerava um bom presidente. "É provável que eu seja um agitador. Há a ideia de que o presidente deve ser um gerente (...) Eu não creio que o povo seja como em uma fábrica. A política não é gerenciar, a política é conduzir."

(Por Malena Castaldi)

Tudo o que sabemos sobre:
URUGUAIMUJICASAIDA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.