Jovens visitam Aparecida antes de ir ao Rio

Milhares de jovens que estão a caminho da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro fizeram nesta segunda-feira uma pausa em Aparecida, no interior de São Paulo. Muitos aproveitaram para fazer preces e agradecer a Nossa Senhora pela oportunidade do encontro.

GERSON MONTEIRO, ESPECIAL PARA A AE, Agência Estado

22 de julho de 2013 | 20h53

Um grupo de 250 jovens de Brasília lotou seis ônibus e desembarcou no Santuário de Aparecida na manhã desta segunda-feira para um dia de adoração da Santa Padroeira do Brasil. "É uma emoção muito grande, a gente sempre vê pela TV e estar aqui, perto da Santa, é sensacional", comentou o estudante Frailson Portela, 18 anos.

Gabriel da Cruz Siqueira, 14, aproveita o encontro para fazer novas amizades e vencer a timidez. "Antes eu era muito tímido; depois de todo o trabalho da preparação para a jornada, agora estou em tudo", disse, enquanto brincava com parte do grupo de peregrinos estrangeiros.

"Aqui está a razão da nossa fé, o maior sentido da nossa vida", resumiu Diego Antonio Moreira, 20, que pisou no Santuário de Aparecida pela primeira vez e ficou entusiasmado com a vivência de outras culturas. "Já fizemos a acolhida do pessoal vindo do Paraguai, Estados Unidos, Japão e Jamaica, tudo isso está sendo muito especial."

Acolhida diferente também para quem recepciona jovens de várias partes do mundo. "Aqui é um momento muito especial: antes de ir ao Pai, passamos pela Mãe", disse Paulo César de Oliveira, de São Paulo, guia do grupo de africanos de Uganda. Ele se prepara para receber 100 jovens coreanos e 95 espanhóis até esta quarta-feira, 24.

Mais conteúdo sobre:
JMJPAPAjovens

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.