Lançador de foguetes é testado em SP

O teste de motor do novo Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), o S43TM, foi realizado ontem em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP). Considerado um sucesso, o teste contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

GERSON MONTEIRO, ESPECIAL PARA O ESTADO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2011 | 03h02

Depois de acompanhar a apresentação do projeto do novo VLS-1, que está sendo desenvolvido após passar por revisão por uma empresa russa, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o ministro foi para uma área reservada na cidade vizinha de Jacareí, a 80 km de São Paulo, onde foram realizados os testes.

Em um minuto foram queimadas sete toneladas de combustível sólido e coletadas 75 medidas associadas à vibração, deslocamento e pressão, que serão analisadas pelos engenheiros do IAE.

Esta foi a última etapa de testes de laboratório do novo VLS-1. A próxima fase será um voo experimental, em 2012. Depois de passar por todos os ensaios, previstos até 2013, o Veículo Lançador de Satélites poderá começar as operações até 2014.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.