
21 de novembro de 2014 | 19h04
Também ficou claro para todos que a Vila Isabel, que havia sido campeã no ano anterior mas desfilou em 2014 de forma precária, inclusive com alas em que faltavam partes das fantasias, recebeu notas melhores do que seria justo.
Pois no último dia 5, a Liesa finalmente anunciou uma providência: decidiu que 20 jurados serão substituídos. A entidade não divulgou quais são esses avaliadores nem a razão para a mudança. Os primeiros jurados excluídos já foram avisados pela entidade, mas ninguém se pronunciou oficialmente sobre a troca. Em nota, a Liesa afirmou apenas que "a escolha de seus substitutos ficará a cargo do presidente, Jorge Castanheira, e os nomes dos novos julgadores serão divulgados oportunamente".
Outros quatro jurados deixarão de trabalhar porque o quesito conjunto foi excluído da avaliação. Agora, em vez de dez, haverá nove quesitos a serem julgados: bateria, enredo, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, harmonia e evolução. Onze dos 12 presidentes das escolas de samba do Grupo Especial votaram pela exclusão do quesito, alegando que ele já é avaliado dentro de outros. Só Fernando Horta, da Unidos da Tijuca, foi contrário à extinção.
Outras mudanças definidas pela Liesa foram a redução do número máximo de carros alegóricos (antes, cada escola poderia apresentar até oito alegorias, e a partir de 2015 serão sete) e a mudança do horário de início dos desfiles, atrasado em meia hora (antes eles começavam às 21h e agora será às 21h30).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.