Linha do Metrô entre SP e ABC terá licitação até agosto

O governo de São Paulo afirmou que vai publicar até agosto deste ano o processo de licitação da nova linha 18-Bronze do Metrô, que vai ligar a Estação Tamanduateí, da Linha 2-Verde, na zona sul da capital paulista até o centro de São Bernardo do Campo, passando por São Caetano do Sul e por Santo André. Além de estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento projeto, o governo vai adotar o sistema de monotrilho (considerado a alternativa mais barata para a expansão do Metrô).

GABRIELA VIEIRA, Agência Estado

05 de junho de 2013 | 11h38

A implantação, operação e manutenção da nova linha ficarão a cargo de uma concessionária por um prazo previsto de 25 anos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, uma audiência pública foi realizada no dia 12 de março para informar maiores detalhes às empresas já interessadas na PPP.

"Os investimentos (do projeto) são da ordem de R$ 3,01 bilhões, sendo 55% de aportes públicos e 45% aplicados pelo setor privado", explicou o secretário da pasta, Julio Semeghini. Ainda segundo ele, a implementação da linha contará com a desoneração de parcela do ICMS em obras civis, sistemas e material rodante.

O secretário encontra nesta quarta-feira, 5, o prefeito Fernando Haddad (PT) e representantes das cidades do ABC paulista para discutir detalhes sobre o projeto da nova linha. A previsão é de que a linha 18-Bronze tenha 14,3 km de extensão, com 12 estações e um fluxo de 365 mil passageiros por dia.

Tudo o que sabemos sobre:
Metrôlinha 18-Bronzelicitação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.