Litoral norte de SP tem mais praias em boas condições

As praias do litoral norte tiveram melhores condições de balneabilidade ao longo das 39 primeiras semanas deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Se consideradas praias que receberam bandeira verde o ano inteiro, são 34 os pontos de medição com condições ideais para banho de mar entre os 83 existentes - no ano passado, eram 27 até o fim de setembro.

AE, Agência Estado

09 Outubro 2011 | 09h03

Entre os pontos estão praias bastante procuradas, como Itamambuca, em Ubatuba, e Camburizinho, em São Sebastião. O fato de elas não terem bandeiras vermelhas significa que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) não encontrou esgoto em quantidade suficiente para fazer mal à saúde.

O desempenho do litoral norte em 2011 reverteu uma tendência de piora registrada entre janeiro e setembro de 2010, quando a região viveu seu pior período da década em termos de balneabilidade. A melhora de 2011, contudo, ainda não foi capaz de levar o litoral norte ao patamar do início da década. Em 2002, 65 pontos foram aprovados.

Litoral sul

A Baixada Santista fez o caminho inverso ao do litoral norte. A região, que teve 24 praias livres de bandeiras vermelhas no ano passado (até o fim de setembro), neste ano só tem 13 nessa categoria, de um total de 73 pontos de medição entre Ilha Comprida e Bertioga.

As cidades mais habitadas vão mal. Santos teve bandeiras vermelhas em todas as suas praias. Somados, os sete pontos da praia onde há medição acumulam 182 bandeiras vermelhas - eram 117 em 2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
praias balneabilidade litoral norte SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.