Livro reúne fotos e desenhos de crianças de todos os países do mundo

Publicação da ONG belga Art in All of Us coincide com 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

BBC Brasil, BBC

30 Dezembro 2009 | 06h51

Para coincidir com os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU, está sendo lançado na Europa o livro Art in All of Us ("Arte em todos nós", em tradução literal), com fotos, desenhos e poemas de crianças em todos os 192 países-membros da ONU.

O trabalho, realizado pela ONG Art in All of Us, da Bélgica, é resultado de cinco anos de pesquisas e do envolvimento de 300 escolas ao redor do mundo.

Segundo Anthony Asael, um dos fundadores da ONG e um dos autores do livro, a obra representa o mundo através do olhar da criança e pretende incentivar o direito de liberdade de expressão, previsto pelo Artigo 13 da Convenção.

"Através das perspectivas dos jovens cidadãos representados no livro, esperamos reforçar um entendimento mundial entre culturas, gerações e indivíduos", afirmou Asael, que realizou todas as fotos da obra e é uma das poucas pessoas do mundo a ter visitado todos os 192 dos 194 Estados do planeta.

Apenas não fazem parte da ONU Taiwan e o Vaticano.

O livro ainda não tem lançamento previsto no Brasil.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.