Londres 2012: Entenda o que é doping sanguíneo

Cientistas vêm desenvolvendo várias técnicas para coibir o doping sanguíneo, mas algumas práticas ainda não podem ser detectadas.

BBC Brasil, BBC

09 Abril 2012 | 07h03

Os organizadores da Olimpíada de Londres estão determinados a manter uma tolerância zero com drogas para melhorar a performance dos atletas.

Os cientistas vem desenvolvendo testes para detectar quase todos os tipos possíveis de doping no esporte, mas eles ainda não conseguiram chegar a uma maneira perfeita de impedir todas as formas da prática proibida de doping sanguíneo.

Esse tipo de doping envolve guardar e injetar o próprio sangue - ou o sangue de outras pessoas - antes de treinamentos ou competições - para aumentar o número de glóbulos vermelhos em circulação pelo corpo.

Ao manipular a capacidade do organismo de transportar oxigênio, os atletas que utilizam a técnica conseguem aumentar sua força e a velocidade.

É possível detectar alguns - mas não todos - os tipos de doping sanguíneo.

Assista o vídeo da BBC Brasil para saber mais sobre o doping sanguíneo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.