Londres apresenta a tocha olímpica dos jogos de 2012

Peça de 800 g não viajará pelo mundo antes dos Jogos.

BBC Brasil, BBC

08 Junho 2011 | 15h24

O modelo da tocha olímpica da Olimpíada de 2012 em Londres foi apresentado nesta quarta-feira na capital britânica.

A tocha de 80 cm tem formato de cone e oito mil furos, um para cada pessoa que conduzirá a peça durante os 70 dias em que ela viajará pela Grã-Bretanha.

Os furos ajudam a tornar o modelo mais leve - um dos objetivos dos criadores, já que ela deve ser conduzida por muitos adolescentes. Com 800 gramas, esta é uma das tochas olímpicas mais leves já feitas.

Um pequeno cilindro de gás propano no interior do objeto será usado para manter a tocha acesa. A peça será agora testada em uma instalação da BMW em Munique para avaliar sua resistência ao vento, chuva e baixas temperaturas.

A peça foi criada pelos designers Edward Barber e Jay Osgerby da empresa Premier Sheet Metal, com sede na cidade inglesa de Coventry.

Diferentemente do que ocorreu em outras edições dos Jogos, a tocha não rodará o mundo. Ela será acesa na Grécia e transportada para solo britânico.

Os organizadores da Olimpíada já iniciaram o processo de escolha das pessoas que irão carregar a tocha. Cada um o fará por uma média de 300 metros.

A jornada na Grã-Bretanha começará em Land's End, na região da Cornualha (sudoeste da Inglaterra), no dia 19 de maio e percorrerá cerca de 12,8 mil km pelo país até chegar ao Estádio Olímpico de Londres em 27 de julho de 2012 para a cerimônia de abertura. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.