Luiz Gonzaga brilha em pesquisas na Wikipedia em 2012

A palavra "Facebook" foi a mais pesquisada em inglês na enciclopédia eletrônica e interativa Wikipédia ao longo de 2012 - exatas 32.647.942 vezes, de acordo com dados coletados pelo Wiki Trend Project. Na versão em língua portuguesa da Wikipédia, a palavra vencedora foi "Brasil", seguida por "Luiz Gonzaga". "Orkut", nome de uma rede social cada vez menos usada, ocupou uma honrosa terceira colocação, à frente da rede social rival criada por Mark Zuckerberg.

AE, Agência Estado

30 Dezembro 2012 | 10h34

Os números são do Wikitrend, um sistema criado pelo engenheiro eletrônico sueco Johan Gunnersson, que mede o número de buscas feitas pelos usuários da Wikipédia em diferentes línguas. Suas medições contêm dados diários, semanais, mensais e anuais.

A explicação para "Luiz Gonzaga" ser a segunda expressão mais procurada na Wikipédia em português se deve ao centenário do nascimento do rei do baião, comemorado em 2012.

A lista em português traz outras surpresas, como a grande procura pela palavra "voleibol", em 7.º lugar - à frente da palavra "futebol". O Corinthians, por sua vez, aparece bem posicionado, na 11.ª colocação em português, enquanto o São Paulo Futebol Clube ficou 12 posições atrás. O Palmeiras está em 56.°.

Os jogadores mais procurados, em português, são Neymar, o argentino Lionel Messi (aparece em quase todos os idiomas) e o português Cristiano Ronaldo. Sócrates, que disputou as Copas de 1982 e 1986 e morreu este ano, também está na lista.

No último mês, a Wikipédia viu um crescimento, na sua versão em língua portuguesa, de palavras como "Papai Noel", "Oscar Niemeyer" e "Calendário Maia" . Na liderança, "Contos de Grimm". Já nesta semana, "Roberto Carlos", o cantor que teve um especial exibido na noite de Natal na Rede Globo, viu seu nome disparar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
Wikipedia termos pesquisados Luiz Gonzaga

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.