Mãe jiboia e 20 filhotes são capturados em Sorocaba-SP

Policiais ambientais chamados para apanhar uma cobra que aparecera no pátio de uma multinacional de Sorocaba (SP) ontem tiveram uma surpresa: uma jiboia tinha um ninho com 20 filhotes. A ninhada estava num buraco próximo do alambrado que cerca a empresa ZF do Brasil, na zona industrial do município. Com a ajuda do veterinário Rodrigo Teixeira, do zoológico municipal de Sorocaba, os policiais recolheram mãe e filhotes numa operação que durou uma hora.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agência Estado

19 de janeiro de 2011 | 17h38

A jiboia mãe media cerca de dois metros e os filhos, em torno de 20 centímetros. Os répteis foram levados para o zoológico e serão soltos numa área de mata próximo da cidade. Teixeira explicou que a jiboia não tem veneno e é inofensiva, embora assuste pelo seu porte.

A indústria é cercada por matas e a cobra, provavelmente, aproveitou um buraco aberto por corujas para se aninhar. Na natureza, segundo o veterinário, as cobras são importantes para o equilíbrio ecológico, pois se alimentam de ratos, mas são caçadas e mortas por desconhecimento.

Tudo o que sabemos sobre:
ambienteSPresgatejiboia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.