Manchetes Summary

O crédito disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil encerrou 2010 com forte crescimento, acompanhando a recuperação da economia no ano. O crédito total, incluindo recursos livres e direcionados, subiu 1,6 por cento em dezembro e 20,5 por cento em 2010, informou o Banco Central nesta quarta-feira.

ESTOQUE TOTAL DE CRÉDITO NO BRASIL CRESCE 20,5% EM 2010, REUTERS

26 de janeiro de 2011 | 11h29

Portugal Telecom fecha acordo para entrar na Oi

SÃO PAULO/LISBOA (Reuters) - A Portugal Telecom e a Oi anunciaram na madrugada desta quarta-feira a conclusão do acordo para parceria estratégica em que a operadora portuguesa investirá 8,32 bilhões de reais para ficar com uma participação de 22,38 por cento no grupo brasileiro. O acordo, iniciado em julho do ano passado, prevê que a Oi também vai adquirir 10 por cento de participação na Portugal Telecom e que ambas as empresas "traçarão juntas planos de intercâmbio tecnológico, de compras conjuntas e de expansão internacional". As empresas não informaram prazos para os planos futuros.

CORREÇÃO-Governo do Egito proíbe novas manifestações

CAIRO (Reuters) - O Egito disse na quarta-feira que irá proibir protestos e prender manifestantes, para que não se repita a inédita mobilização popular da véspera contra o presidente Hosni Mubarak. Ativistas responsáveis pelo "Dia da Ira" usaram a Internet para convocar novas manifestações na quarta-feira contra Mubarak, que governa o Egito desde 1981. Pelo menos três manifestantes e um policial morreram na terça-feira nos protestos em várias cidades do país.

Discurso de Obama foca Irã e Coreia, e omite Oriente Médio

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Barack Obama, alardeou os progressos do seu país no Iraque e no Afeganistão, e declarou que continuará firme contra as ambições nucleares do Irã e da Coreia do Norte. Obama usou o seu discurso anual do Estado da União, na noite de terça-feira (madrugada de quarta, pelo horário de Brasília), para listar êxitos da sua política externa, como o "relançamento" das relações com a Rússia, a crescente parceria com a Índia e os novos esforços contra a proliferação nuclear global.

Ônibus pressiona e IPCA-15 acelera alta a 0,76%

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerou em janeiro, refletindo o reajuste da tarifa de ônibus urbano em algumas capitais brasileiras. O indicador subiu 0,76 por cento neste mês, após alta de 0,69 por cento em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Forças de Gbagbo matam e torturam na Costa do Marfim, diz ONG

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - As Forças Armadas da Costa do Marfim, leais a Laurent Ggagbo, têm cometido assassinatos, sequestros, torturas e estupros contra seus rivais, disse a entidade Human Rights Watch na terça-feira. A ONG, com sede em Nova York, disse que uma "investigação aprofundada" sobre violações de direitos humanos em Abidjã, maior cidade do país, revelaram uma "campanha muitas vezes organizada de violência."

Parlamento russo aprova pacto de armas nucleares com EUA

MOSCOU (Reuters) - O Parlamento russo aprovou nesta quarta-feira o primeiro tratado de redução de armas nucleares com os Estados Unidos em quase uma década, votando para ratificar o pacto que está no centro do fortalecimento das relações entre os ex-inimigos da Guerra Fria. O Conselho da Federação, a câmara alta do Parlamento russo, aprovou por unanimidade um projeto de lei necessário para a ratificação do novo tratado START, que os presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev assinaram em abril de 2010.

Obama estabelece meta de predomínio de energia limpa em 2035

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estabeleceu durante seu discurso sobre o Estado da União uma meta para que a maioria das usinas do país produzam energia limpa até 2035, incluindo fontes como carvão limpo, e gás natural. Obama também pediu investimentos em tecnologias limpas e fez um apelo para que o Congresso elimine bilhões de dólares em subsídios para empresas de petróleo.

Obama exige que Coreia do Norte abandone armas nucleares

WASHINGTON/SEUL (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a Coreia do Norte deve cumprir seu compromisso de abandonar as armas nucleares, e manifestou apoio à aliada Coreia do Sul numa nova rodada de negociações com o regime comunista do Norte. Seul anunciou na quarta-feira que irá realizar sua primeira reunião com autoridades norte-coreanas desde o bombardeio que matou quatro pessoas em uma ilha sul-coreana, em novembro.

DAVOS-Empresários mostram confiança cautelosa, apostando em Bric

DAVOS, Suíça (Reuters) - Organizadores e presidentes-executivos mostraram uma confiança cautelosa sobre a economia global na abertura do Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira, apontando uma série de riscos que ainda poderiam atrapalhar a recuperação econômica. Klaus Schwab, que preside a reunião anual de executivos e políticos em Davos, destacou as oportunidades em países emergentes, enquanto uma pesquisa de confiança dos CEOs no evento mostrou que o otimismo está quase de volta aos níveis pré-crise.

Tudo o que sabemos sobre:
SUMMARY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.