Mandela ainda não está totalmente recuperado, diz porta-voz

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está passando bem após ter recebido alta do hospital, mas ainda não está totalmente recuperado, disse um porta-voz do governo sul-africano nesta quinta-feira.

Reuters

27 Dezembro 2012 | 08h14

"Ele ainda não está totalmente recuperado, mas melhorou suficientemente para ser liberado", disse Mac Maharaj à emissora de TV local eNCA. "Ele está suficientemente bem para ir para casa."

Mandela, de 94 anos, ícone da luta antiapartheid e ganhador do Nobel da Paz, recebeu alta na quarta-feira após quase três semanas internado para tratar uma infecção pulmonar. Ele também passou por uma cirurgia para remover cálculos da vesícula.

Mandela, que tem a saúde frágil há muitos anos, está recebendo tratamento médico em sua residência num subúrbio de Johanesburgo.

Ele tem um histórico de problemas pulmonares desde que contraiu tuberculose quando era preso político. Mandela passou 27 anos na prisão, incluindo 18 anos na ilha Robben, na Cidade do Cabo.

O ex-presidente foi hospitalizado em Pretória no dia 8 de dezembro, e esse foi seu maior período de hospitalização desde que deixou a cadeia, em 1990.

O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no dia do Natal e disse que o ex-líder estava muito melhor e progredindo.

(Reportagem de David Dolan)

Mais conteúdo sobre:
AFRICASUL MANDELA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.