Mantega vê expansão satisfatória e inflação controlada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que o crescimento da economia brasileira está se acomodando "em patamar muito bom", em torno de 4,5 por cento ao ano, com inflação controlada.

REUTERS

20 Junho 2011 | 14h01

"Estamos muito satisfeitos que conseguimos estabilizar a economia brasileira em patamar de 4,5 por cento, que para nós é muito bom. Para um ano de ajustes é um crescimento excelente", disse a jornalistas após reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, a inflação deve ficar próxima de zero ou abaixo de zero em diversos indicadores neste mês, mas o governo segue vigilante.

Diante das dificuldades globais, em especial no Japão pós-terremoto, nos Estados Unidos com fraco crescimento e na Europa com crise de dívida, o setor de manufaturados no Brasil apresenta problemas.

"Mas o balanço (no geral) é positivo na economia brasileira", acrescentou.

Mantega também comemorou a melhora do rating brasileiro pela Moody's, anunciada durante o encontro com a presidente. A agência de classificação de risco elevou a nota do Brasil de "Baa3" para "Baa2", reiterando a perspectiva positiva.

Segundo a agência, a nova classificação de crédito do país reflete "a melhora em indicadores fiscais e de crescimento de médio prazo".

(Reportagem de Hugo Bachega; Texto de Daniela Machado; Edição de Vanessa Stelzer)

Mais conteúdo sobre:
MACRO MANTEGA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.