Mark Kurlansky em cinco livros fundamentais

Bacalhau

O Estado de S.Paulo

02 Julho 2009 | 02h54

Bacalhau: a História do Peixe que Mudou o Mundo (Nova Fronteira, 1997, esgotado) sai em busca das origens do pescado que já na século 14 integrava receituários sofisticados, mas que também alimentava os menos favorecidos. Nessa "biografia", o autor narra curiosidades do peixe que nada de boca aberta, engolindo o que vê pela frente, além de analisar seu impacto na economia e na história de nações ao redor do mundo.

Os Bascos

Quando ainda era correspondente, o autor ficou fascinado com os bascos. Estabelecidos numa pequena faixa territorial compreendendo partes da França e Espanha, eles foram os primeiros europeus a cultivar milho, pimentas e a fazer chocolate. The Basque History of the World (Penguin Books, 1999, 11 dólares, www.amazon.com), narra história e tradições de um dos povos mais antigos da Europa.

Sal

Kurlansky batizar o livro Sal - Uma História do Mundo (Senac, 2002, R$ 88) e dedicou-se a mostrar que o condimento mais importante do mundo deve ser compreendido num paralelo direto com a própria trajetória humana. Usado desde os primórdios para conservação e preservação dos alimentos, sal também é um importante símbolo cultural e religioso presente em todas as civilizações.

Ostras

Em A Grande Ostra - Cultura, História e Culinária de Nova York (José Olympio, 2006, R$ 42), Kurlansky defende a tese que antes de ser conhecida como a Grande Maça, Nova York poderia ser chamada de A Grande Ostra. Até o final do século 19, a cidade era famosa pela qualidade e oferta abundante desses moluscos bivalves. A partir desse fato peculiar, o autor narra a história da cidade e suas conchas.

Antologia

No fim dos anos 30, o governo americano financiou um projeto para que escritores, como Nelson Algren, escrevessem sobre a culinária regional dos Estados Unidos. A ideia era mapear receitas e tradições culinárias. Com a Segunda Guerra Mundial o livro não foi terminado. Só agora Kurlansky organizou o rico material, transformado em The Food of a Younger Land: A Portrait of American Food (Riverhead Books, 2009, 19 dólares, na Amazon).

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.