Márcio Fernandes/AE
Márcio Fernandes/AE

Massacre na Síria e acusação contra Lula são destaques

Segunda rodada do Brasileirão e críticas a Márcio Thomaz Bastos também chamaram a atenção

estadão.com.br,

28 de maio de 2012 | 07h49

SÃO PAULO - Neste domingo, 27, o show gratuito da banda Franz Ferdinand em São Paulo provocou tumulto no Parque da Independência. A Polícia Militar usou bombas de efeito moral sobre fãs que tentavam entrar no evento. Três dos principais candidatos do Egito entraram com recursos para a recontagem de votos do primeiro turno da eleição, acusada de fraude, neste domingo. Confira abaixo as principais notícias deste final de semana.  

1 - A ONU condenou "nos mais firmes termos", neste domingo, 27, o massacre acontecido na cidade de Hula, na Síria, na noite de sexta-feira, 25. Segundo o chefe dos observadores da organização no país, 108 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas. Ainda não há confirmação de que o governo sírio esteja envolvido nas mortes. Leia mais sobre o massacre na Síria.

2 - O show gratuito da banda Franz Ferdinand em São Paulo provocou tumulto no Parque da Independência neste domingo, 27. A Polícia Militar usou bombas de efeito moral para controlar o público que tentou furar a longa fila. A apresentação da banda pelo 16.º Cultura Inglesa Festival, no entanto, foi fulminante e agradou ao público que conseguiu entrar no parque. Leia mais sobre o show de Franz Ferdinand em São Paulo.

3 - O Grêmio venceu o Palmeiras neste domingo, 27, por 1 a 0, na segunda rodada do Brasileirão. O Corinthians também perdeu o jogo contra o Atlético MG, em Belo Horizonte, por 1 a 0. Jogando em casa, o São Paulo fez 1 a 0 contra o Bahia e venceu o primeiro jogo no campeonato. Já o Botafogo derrotou o Coritiba por 3 a 2 no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e está entre os primeiros colocados da tabela. Leia mais sobre a segunda rodada do Brasileirão.

4 - A OAB rebateu críticas ao advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende Carlinhos Cachoeira, neste domingo, 27. Segundo nota oficial divulgada pela entidade, "O advogado não pode ter sua figura confundida com a de seu cliente, não deve ser hostilizado pela opinião pública e pelas autoridades policiais ou judiciárias ou sofrer linchamento moral por parcela da mídia". Leia mais sobre a defesa da OAB.

5 - O PSDB prepara medidas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é acusado de pressionar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a adiar o julgamento do processo do mensalão. Lula teria oferecido blindagem a Mendes na CPI do Cachoeira, de maioria governista, em troca de apoio numa suposta operação do PT para adiar o julgamento do mensalão para 2013. Leia mais sobre a tentativa de Lula de barrar o julgamento do mensalão.

6 - Três dos principais candidatos para as eleições presidenciais do Egito entraram com pedido de recurso para recontagem de votos na comissão eleitoral do país neste domingo, 27, alegando a ocorrência de fraudes durante o primeiro turno. Resultados preliminares da eleição realizada na semana passada indicaram o candidato do partido da Fraternidade Islâmica, Mohammed Morsi e o último primeiro ministro de Hosni Mubarak, Ahmed Shafiq, como os dois candidatos escolhidos para o segundo turno das eleições, marcadas para os dias 16 e 17 de junho. Leia mais sobre as eleições no Egito.

7 - O filme Amour, dirigido pelo austríaco Michael Haneke, conquistou neste domingo, 27, a Palma de Ouro do 65º Festival de Cannes. Esta é a segunda conquista de Haneke, que também venceu em 2009 com A Fita Branca. Confira a lista de vencedores do Festival de Cannes.

8 - Os Ministérios do governo têm negado informações, dez dias depois de a Lei de Acesso à Informação entrar em vigor, sancionada por Dilma Roussef. Dos 189 pedidos feitos pelo Estado por acesso a informações das pastas, apenas 24 foram respondidos, e cinco foram negados. Parte das respostas está incompleta e três estão em grau de recurso. Leia mais sobre o estado da Lei de Acesso à Informação.

9 - A seleção brasileira venceu, neste sábado, 27, a Dinamarca por 3 a 1 em Hamburgo, na Alemanha. Com a equipe cheia de garotos e sem Neymar, o time teve uma atuação convincente e aliviou um pouco a pressão sobre o técnico Mano Menezes, que se prepara para enfrentar a Olimpíada de Londres. Leia mais sobre a vitória da seleção brasileira.

10 - Os irmãos Davi e Jônatas irão participar do Campus Party americana após vencerem um concurso na edição brasileira do evento. O currículo deles, no entanto, é mais modesto do que o da maioria dos "nerds" do evento. Eles abandonaram a escola antes de concluir o ensino fundamental, foram educados pelos pais, em casa, e não pensam em cursar faculdade. Leia mais sobre os irmãos que ganham prêmios sem educação formal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.