Hélvio Romero/Estadão
Hélvio Romero/Estadão

Melhor do mundo em São Paulo

Joan Roca, o responsável pela cozinha do restaurante catalão El Celler de Can Roca, em Girona, passou a semana em São Paulo. Fez palestras, deu entrevistas, passeou e deu mostra de sua cozinha num menu degustação

Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

17 Outubro 2013 | 02h27

Joan Roca deu um show em São Paulo nesta semana. Convidado pela SpainFusion para preparar uma série de almoços e jantares, o chef do restaurante catalão El Celler de Can Roca, atual número um do mundo, deixou sua marca na cidade.

Logo na chegada, anunciou, de improviso, a doação do cachê da viagem à ONG brasileira Gastromotiva, que atua na transformação de jovens carentes em profissionais de cozinha. Decidiu isso depois de se comover com o trabalho da ONG comandada por David Hertz. O chef fez também uma palestra e respondeu perguntas de estudantes de gastronomia.

E, depois, entrou na cozinha, com a ajuda de quatro chefs de sua equipe, para preparar os pratos de um menu degustação "representativo do restaurante e que incorporou alguns ingredientes brasileiros", como explicou. O menu foi escolhido com Daniel Redondo, que trabalhou no El Celler de Can Roca antes de se casar com a brasileira Helena Rizzo e vir parar aqui no Maní.

Fez um menu degustação de sete tempos (que foi inflacionado no Brasil, oferecido ao preço de R$ 950, quase o dobro do que custa um menu do mesmo tamanho no seu restaurante em Girona). Mostrou pratos excepcionais, tecnicamente complexos, delicados e, acima de tudo, deliciosos. Veja, ao lado, os melhores momentos da degustação de terça-feira no Manioca.

Mais conteúdo sobre:
Paladar joan roca

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.