Mesmo com menor produção, etanol hidratado mantém queda--Cepea

Apesar de uma produção menor neste início da safra, o preço do etanol hidratado registrou queda pela terceira semana consecutiva no principal Estado produtor do Brasil (São Paulo), informou análise do Cepea nesta segunda-feira.

REUTERS

28 Maio 2012 | 16h11

O Indicador semanal Cepea/Esalq do hidratado caiu para 1,1089 real por litro (na usina sem impostos) na sexta-feira, recuo de 3,03 por cento ante a semana anterior.

"Usinas vêm ofertando o combustível para gerar receita, mas o interesse de compra das distribuidoras têm sido pequeno devido à relação de preços com a gasolina C", afirmou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O etanol hidratado enfrenta concorrência da gasolina, já que os veículos flex podem abastacer com os dois combustíveis, e a Petrobras tem segurado os preços do combustível fóssil.

Já os preços do anidro, misturado à gasolina, apresentaram alta na última semana de 1,59 por cento ante a sexta-feira do período anterior, para 1,3413 real/litro.

No acumulado da safra até 15 de maio, a produção de etanol (anidro e hidratado) diminuiu 39,28 por cento, alcançando 1,32 bilhão de litros, contra 2,17 bilhões de litros verificados na safra anterior, segundo a Unica, entidade que reúne a indústria do centro-sul.

A ocorrência de chuvas na região centro-sul neste início de safra tem atrasado o início das atividades em algumas usinas e limitado o ritmo de moagem em outras.

Leia outras análises e veja demais cotações do Cepea em

(Por Roberto Samora)

Mais conteúdo sobre:
COMMODS ETANOL PRECO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.