Metade dos adultos no país está acima do peso, diz pesquisa

Os brasileiros estão se alimentando pior, exercitando-se menos e, como resultado, quase metade da população adulta está acima do peso, apontou estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira.

REUTERS

18 de abril de 2011 | 16h13

De acordo com o levantamento, 48,1 por cento dos adultos brasileiros estão acima do peso e 15 por cento são obesos.

Estas taxas têm apresentado alta nos últimos anos. Há cinco anos, 42,7 por cento dos adultos tinham excesso de peso e 11,4 por cento eram considerados obesos.

"A ocorrência do excesso de peso decorre do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados. Essa é uma tendência mundial e o Brasil não está isolado", disse em nota Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

"É um reflexo do baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e do uso em excesso de produtos industrializados, além de baixos níveis de atividade física", disse ela.

Considerada somente a população masculina, mais da metade dos homens está acima do peso (52,1 por cento). Entre as mulhres, a taxa é de 44,3 por cento.

O estudo revelou também que 14,2 por cento dos adultos são sedentários, ou seja, não fazem nenhuma atividade física no tempo livre. Apenas 14,9 por cento dos brasileiros são ativos no tempo livre, disse o ministério.

Os dados fazem parte de um estudo anual realizado pelo Ministério da Saúde. Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos em 27 capitais.

(Por Hugo Bachega)

Mais conteúdo sobre:
GERALSAUDEOBESOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.