Metrô de SP obtém licença prévia para a Linha Ouro

O Metrô de São Paulo informou que o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) aprovou hoje a licença prévia ambiental para a construção da futura Linha 17-Ouro.

AE, Agência Estado

08 Junho 2011 | 14h11

A nova linha do Metrô será construída em via elevada (sistema monotrilho) e passará pelas avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela Prefeitura) e Jorge João Saad, atendendo também à comunidade de Paraisópolis. No total, a linha terá 17,9 quilômetros de extensão e 18 estações.

O primeiro trecho, previsto para 2014, ligará Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quando estiver concluída, a linha oferecerá itinerário que ligará as estações Congonhas e Brooklin, na Linha 17-Ouro, e as estações Jabaquara (Linha 1-Azul) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

A Linha 17-Ouro também possibilitará integração com as com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) do Metrô e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi).

A implantação pelo monotrilho é mais barata e muito mais rápida do que a do sistema de metrô convencional, segundo o Metrô de São Paulo. O projeto prevê um "corredor verde" sob a linha, com trabalho paisagístico. Haverá ainda enterramento das fiações aéreas e nova iluminação por onde passar o elevado do monotrilho. Todas as estações terão bicicletário.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.