Microsoft diz que deveria ter entrado mais cedo no setor de tablets

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Por Redação
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O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, exaltou, na assembleia anual de acionistas, as inovações e o desempenho financeiro da companhia, mas admitiu que ela deveria ter agido mais rápido para entrar no crescente mercado de tablets, que a Apple domina. Atualmente presidente de conselho, Bill Gates foi um dos primeiros a propor aparelhos com as dimensões de um tablet, mais de 10 anos atrás, mas a Microsoft não conseguiu desenvolver um produto que funcionasse tão bem quanto o iPad. Gates manteve o silêncio durante toda a assembleia, que atraiu cerca de 450 acionistas. "Estamos inovando na aproximação de hardware e software", disse Ballmer, respondendo sobre o atraso em relação à Apple. "Talvez devêssemos ter feito isso mais cedo", admitiu. Um mês atrás, a Microsoft lançou o tablet Surface --o primeiro computador com a marca da empresa--, mas ainda não divulgou números de vendas. No mercado de tablets, "só vemos perspectivas de crescimento", disse Ballmer, o que equivale a admitir que a presença da companhia nele até agora era zero. "Estou satisfeito com o nosso nível de inovação", acrescentou. Ballmer ressaltou que os smartphones que usam Windows Phone estão vendendo quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado. A Microsoft nunca deu números sobre as vendas dos celulares com Windows, fabricados principalmente por Nokia, Samsung Electronics e HTC. O Windows detém entre 2 e 4 por cento do mercado mundial de smartphones, de acordo com diversas fontes do setor. A presença da Microsoft nele não crescerá na mesma proporção das vendas, já que os embarques dos modelos concorrentes --especialmente os que usam Google Android-- também estão crescendo muito. Ballmer respondeu a perguntas de diversos acionistas que queriam explicações para o baixo preço das ações da companhia, atrás de Apple e Google nos últimos anos. "Entendo sua posição", disse a um dos acionistas, para declarar em seguida que a Microsoft fez "um trabalho fenomenal em expandir o volume de venda de produtos" e que o foco era lucrar com esse crescimento. Vários acionistas na reunião elogiaram os executivos por como eles fizeram a companhia crescer e a administram, no entanto. (Por Bill Rigby)

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