Mineradora e Scania farão motor a álcool

A Vale Soluções em Energia (VSE), empresa criada a partir de uma associação entre a Vale e o BNDES em 2007, assinou no sábado com a fabricante sueca de caminhões Scania um memorando de entendimento para acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento, no Brasil, de motores para geração de eletricidade a partir do etanol e do gás natural.

Alessandra Saraiva, O Estadao de S.Paulo

30 Novembro 2009 | 00h00

A informação foi divulgada pela matriz da empresa e pelo banco por meio de um comunicado. O memorando foi assinado em Estocolmo, na Suécia.

Por meio da parceria, a Vale Soluções em Energia transformará os motores básicos da Scania em motores para diversas aplicações, entre as quais, o de geradores de energia limpa, utilizando como combustível o etanol ou etanol combinado com o gás natural. As companhias informaram que, futuramente, os motores serão utilizados para gerar eletricidade e mover bombas e compressores em maquinários utilizados nas indústrias de mineração e agricultura. As empresas estimam que o mercado brasileiro para motores estacionários nestes segmentos é de 3.000 unidades por ano.

O acordo entre a Scania e a Vale Soluções em Energia foi assinado na presença da Ministra da Indústria sueca, Maud Olofsson, e do Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão.

De acordo com o comunicado oficial, o ministro Lobão visitou a fábrica da Scania para conhecer como a empresa tem trabalhado para reduzir o impacto ambiental de seus produtos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.