Moqueca de peixe

Cleuza Almeida do Carmo, cozinheira de Juliana Pereira

Lucinéia Nunes, O Estado de S.Paulo

21 Maio 2009 | 02h23

No tabuleiro da baiana Cleuza Almeida do Carmo tem receitas e experiência de sobra. Aos 51 anos, ela já trabalhou para famílias tradicionais de São Paulo, como os Malufs, e famosos, como o clã de Amaury Júnior. "Às vezes, ainda vou até lá ajudar em festas", conta Cleuza, que há dois anos prepara as refeições da família de Juliana Ferreira Goulart Pereira. Tudo o que vai à mesa, ela aprendeu a fazer na prática, testando. "Quando tem os ingredientes, faço qualquer coisa. Não preciso de muita explicação", diz a cozinheira. "Sempre que trabalho em um jantar com outros profissionais, também aprendo uma receita nova." Entre os pratos de maior sucesso de Cleuza estão a feijoada e, como boa baiana, a moqueca, que ela faz com robalo e camarão. "Mas pode ser com outro peixe de carne firme", ela ensina. "Com quem aprendi essa receita?", diverte-se Cleuza. "Adivinha! Não foi na Bahia, não. Foi com o meu patrão, o senhor Flávio, que adora cozinhar. E fica uma delícia. Sirvo em travessa de barro, com arroz e pirão, e não sobra nada", garante a cozinheira, que também arranca elogios para seu feijão bem temperadinho e com linguiça.

Moqueca de peixe

Ingredientes

4 postas de robalo (ou outro peixe de carne firme)

500g de camarão médio

4 tomates cortados em rodelas

3 cebolas médias em rodelas

½ pimentão vermelho sem pele, em tiras

½ pimentão amarelo sem pele, em tiras

4 folhas de louro

3 ramos de cheiro-verde

100 ml de leite de coco

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de polpa

de tomate

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o pirão: 1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina; 3 xícaras (chá) de caldo de peixe; camarões da moqueca para decorar.

Preparo

Moqueca: Em uma panela de barro, ponha 3 colheres (sopa) de azeite, o tomate, metade da cebola e do pimentão. Acrescente as postas de peixe e cubra com o restante da cebola e do pimentão, as folhas de louro, o alho e a polpa de tomate. Adicione sal e pimenta a gosto. Ponha o camarão, o leite de coco e, por fim, o cheiro-verde. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, por aproximadamente 1 hora.

Pirão: Leve o caldo de peixe ao fogo e engrosse com a farinha. Decore com camarões e sirva com a moqueca e arroz branco.

Rendimento: 6 porções

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.