Morar perto de rua movimentada aumenta risco cardíaco

Viver perto de uma avenida movimentadapode ser ruim para o coração, já que a exposição constante àpoluição dos motores contribui para o endurecimento dasartérias, o que leva a doenças cardíacas e derrames, disserampesquisadores alemães na segunda-feira. "A descoberta mais importante do nosso estudo é que viverperto de um tráfego elevado, uma importante fonte de poluiçãourbana, está associado à arteriosclerose nas artériascoronárias -- os vasos sanguíneos que alimentam o coração",disse Barbara Hoffmann, que comandou o estudo, em nota."Este é o primeiro estudo a realmente mostra uma relação entrea exposição de longo prazo ao tráfego e a arteriosclerosecoronária", disse Hoffmann, da Universidade de Duisburg-Essen,na Alemanha. O estudo foi publicado na edição desta semana da revistaCirculation, da Associação Americana do Coração. Estudos anteriores haviam vinculado a poluição atmosféricaao risco cardíaco, mas esta é a primeira vez que se estabeleceuma conexão com o tráfego de veículos. O estudo examinou 4.494 adultos de 45 a 74 anos em trêsgrandes cidades do vale do Ruhr, região muito industrializadada Alemanha. Os médicos examinaram os pacientes, buscandoespecificamente calcificações nas artérias coronárias, o queocorre quando as placas de gordura nas paredes das artériasendurecem. Os pesquisadores concluíram que, em comparação com pessoasque viviam a mais de 200 metros de vias movimentadas, a chancede calcificação elevada nas artérias coronárias era 63 porcento maior para os que viviam a menos de 50 metros das grandesavenidas. Para pessoas em um raio de 51 a 100 metros, a chance era 34por cento maior. Ficando a uma distância de 101 a 200 metros, aprobabilidade de problema cardíaco é apenas 8 por centosuperior. Esses resultados levam em conta idade, gênero e fatorescomo tabagismo e hipertensão. Um estudo complementar, comacompanhamento dos pacientes por cinco anos, deve ser concluídoem 2008.Hoffmann disse que as autoridades devem se conscientizar doproblema. "O dano potencial devido à proximidade com o tráfegopesado deve ser considerado quando do planejamento de novosprédios e ruas", afirmou. REUTERS FE

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16 de julho de 2007 | 20h14

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