Morre designer dinamarquês responsável por visual de aparelhos da Bang & Olufsen

Jacob Jensen, o designer dinamarquês icônico que criou o visual elegante e simples da fabricante de equipamentos de som de luxo Bang & Olufsen, morreu na sexta-feira, aos 89 anos, informou a agência de notícias local Ritzau no sábado.

REUTERS

16 Maio 2015 | 13h02

Jensen figura ao lado de Arne Jacobsen, Georg Jensen e Poul Henningsen como criadores de objetos comuns, tais como cadeiras, relógios, utensílios de mesa e acessórios para iluminação, que catapultaram o design moderno dinamarquês para as famílias, bem como museus ao redor do mundo na segunda metade do século 20.

Com um estúdio em um local remoto em Jutland, Dinamarca ocidental, Jacob Jensen começou a colaborar na década de 1960 com a Bang & Olufsen para quem ele criou um visual caracterizado por superfícies planas, limpas com saliências mínimas tais como botões e interruptores.

A qualidade técnica dos toca-discos da B&O, caixas de som e televisores também foi considerada superior e logo seus equipamentos se tornaram uma obrigação para as famílias ricas nos Estados Unidos.

Representantes da Jacob Jensen Designs, citada como fonte para a notícia de sua morte na reportagem da Ritzau, não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

(Por Sabina Zawadzki)

Mais conteúdo sobre:
MORTE DESIGNER DINAMARQUES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.