Mostra exibe instalações olímpicas pós-Jogos

Exposição em Nova York retrata sedes olímpicas, como Atenas, Barcelona, Cidade do México, Los Angeles, Montreal e Roma, anos depois.

BBC Brasil, BBC

17 de agosto de 2012 | 05h15

Elefantes Brancos?

Com o fim dos Jogos em Londres, o prometido legado olímpico será avaliado ao longo dos próximos anos.

Um ensaio feito pelos fotógrafos Jon Pack e Gary Hustwit mostra que nem sempre os investimentos milionários feitos em instalações são aproveitados pelas futuras gerações.

"Alguns dos antigos locais olímpicos são reformados e usados de maneiras que contradizem seus inícios gloriosos, como prisões, habitações, shopping centers, ginásios e igrejas", diz o catálogo da mostra que acontece na galeria Storefront for Art and Architecture em Nova York.

"Outras permanecem abandonadas por décadas, tornando-se cápsulas trágicas do tempo. São exemplos de planos mal feitos e promessas quebradas a respeito dos benefícios que os Jogos trariam."

A mostra Olympic City é um projeto em andamento. Cidades que abrigaram Olimpíadas como Atenas, Barcelona, Cidade do México, Los Angeles, Montreal e Roma foram retratadas, assim como sedes dos Jogos de Inverno, como Sarajevo e Lake Placid.

Eles planejam ainda documentar as instalações em Moscou e Londres, entre outras cidades. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.