Não deu para escapar? Relaxe e beba

Aquela festa compulsória pode virar uma boa se você a enfrentar com o trago exato

Cíntia Bertolino,

09 de dezembro de 2010 | 09h54

Quem vai querer encarar a festa da firma a seco? Perder a chance de brindar a presença dos parentes do interior? Ou deixar de celebrar a chegada do ano-novo com um copo na mão? Em outras palavras: daqui até o fim do ano você vai tomar muitos drinques.

É sempre assim, todo mês de dezembro tem um monte de eventos dos quais você não consegue escapar. Mas uma coisa você pode mudar: os coquetéis.

Nesta edição resolvemos propor uma harmonização diferente, entre drinques e os eventos típicos de fim de ano que você vai ter de enfrentar. Sugerimos dez drinques e suas receitas. Ninguém precisa esperar os próximos dias para preparar o primeiro coquetel. Pode começar hoje mesmo. Quer um motivo para brindar? O Prêmio Paladar, com resultados publicados hoje.

É só misturar vinho espumante, Cointreau, framboesa, amora e lemon bitter numa taça do tipo flûte. Receita da bartender Talita Simões, do At Nine. Ela preparou todos os coquetéis destas páginas. Você precisa provar.

 

 
Supere aos goles os sapos do ano

O que não deu certo neste ano, não deu. Paciência. Nada de chorar o leite derramado. O novo ano se aproxima e o negócio é parar de remoer. Está difícil engolir? Um drinque digestivo vai ajudá-lo a espairecer e até a olhar a vida de fora, mirando naquilo que você quer conquistar adiante. Wasabi para despoluir a mente. Com vodca, sim, porque você não é de ferro. E suco de limão. Sabia que os sabores ácidos melhoram o gosto de tudo? É... até daquilo que parece sem solução.

Ingredientes:60 ml de vodca Absolut Citron; 30 ml de suco de limão; 1 dedo de pasta de wasabi; 3 colheres (chá) de açúcar. Preparo: Ponha todos os ingredientes em uma coqueteleira gelada, mexa vigorosamente e sirva em uma taça de Martini.

 

 

 

 
Afogue o episódio do vale-CD

Seu amigo secreto te deu um vale-CD? E a frustração foi ainda maior porque você caprichou no presente do seu amigo, levou horas para escolher uma embalagem bacana, sofreu para fazer um laço e escreveu até um cartão com um texto simpático? É, amigo secreto tem dessas surpresas... Nada que um drinque com pedacinhos de chocolate não resolva. Ou ao menos faça você sublimar a troca de presentes indesejados. E até, quem sabe, ajude você a descobrir um CD que você sempre sonhou em ter mesmo que nunca tenha desconfiado disso? Ah, sim. Não é só o sabor docinho do chocolate que vai te animar. Uma dose de conhaque e outra de Amarula farão diferença.

Ingredientes: 60 ml de conhaque; 20 ml de licor de baunilha; 30 ml de Amarula; 20 ml de licor de morango. Raspas de chocolate. Preparo: Bata tudo na coqueteleira. Coe duas vezes. Sirva em uma taça de martíni, com raspas de chocolate.

 

 

 

 
Sogra e cunhado? Só tomando absinto

No Natal, não há meios de fugir da sogra implicante - nem do cunhado inconveniente. Se é impossível se livrar desse pepino, então use-o como ingrediente do seu drinque. Descasque-o e transforme-o num drinque saboroso. A ocasião pede um teor alcoólico à altura: absinto nele. Se acidez se combate com acidez, não dispense o limão. E hortelã para refrescar, por favor.

Ingredientes: 4 rodelas de pepino; 3 folhas de hortelã; 30 ml de limão; 20 ml de gim; 40 ml de absinto; 2 colheres (chá) de açúcar. Preparo: Macere o pepino e a hortelã. Adicione os outros ingredientes e mexa. Coe e sirva em taça de Martini.

 

 

 

 
A festa é da firma (divirta-se se puder)

Só de ouvir falar em confraternização de fim de ano com os colegas do trabalho você já fica com comichão? De novo a mesma história que se repete, como a nada criativa decoração de Natal que se espalha pela cidade. Você vai ter de ser simpático com o companheiro de equipe que tentou puxar seu tapete o ano todo, com o colega das piadinhas inconvenientes, com o chefe que não deu o bônus prometido e com o bisbilhoteiro de plantão que não sai do lado da máquina de café só comentando a vida alheia? Se não tem como fugir da comemoração, o jeito é encarar o encontro com bom humor e tirar proveito dele. Por isso, o Paladar pensou num drinque especial para essa ocasião. Leva cachaça (para ajudar você a relaxar e até a se divertir), maracujá (para harmonizar com o azedinho do encontro), suco de limão-siciliano (para levá-lo a outras dimensões) e xarope de pimenta, porque pimenta nos olhos dos outros...

Ingredientes: 60 ml de cachaça; 40 ml de polpa de maracujá; 20 ml de limão-siciliano; 20 ml de xarope de pimenta (ou um pedaço de pimenta dedo-de-moça); 2 colheres (chá) de açúcar. Preparo: Misture todos os ingredientes, coe duas vezes e sirva em copo baixo com gelo.

 

 

 

 
Paixão etílica sempre mexe com a gente

Coração disparando à toa, quase saindo pela boca, borboletas no estômago, perna mole, dificuldade de concentração. Ih, já vimos tudo. Você está apaixonado. Se já se declarou, arrume uma boa ocasião para impressionar o (a) culpado (a) por essas alterações físico-emocionais aí de cima. Hum, não criou coragem para sair do platonismo?

O Paladar dá um empurrãozinho e sugere que você prepare este drinque para ajudá-lo a conquistar sua nova paixão. Um pouco de vodca, só para deixá-lo mais corajoso (e reduzir a ansiedade). Suco de cranberry, framboesa, morango e amora para adoçar e colorir o encontro. E um tanto de xarope de amêndoa para deixar tudo mais aromático.

Ingredientes: 60 ml de vodca; 20 ml de suco de cranberry; 15 ml de licor de morango; 2 framboesas; 2 amoras; 20 ml de suco de limão-siciliano; 15 ml de xarope de amêndoa.

Preparo: Macere as frutas, adicione as bebidas e coe duas vezes. Sirva em taça de martíni e decore com uma cereja.

 

 

 

 
Pé fora do mar? Maresia na boca

Bom, o mar vai ficar lá e você aqui, sobre o asfalto da cidade? Sete ondas a gente não pode te ajudar a pular. Mas temos um drinque que vai amenizar a saudade da praia neste ano-novo. Experimente. Assim que sentir o toque de maresia dentro do copo você vai jurar que está à beira-mar. A receita? O nome dela é dirty martíni, um martíni clássico, mas preparado com o salgadinho incomparável da água de azeitona.

Ingredientes: 90 ml de gim; 20 ml de salmoura de azeitona; 2 gotas de vermute seco; 2 azeitonas. Preparo: Encha com gelo uma coqueteleira e mexa para gelar bem. Tire a água e repita a operação três vezes. Acrescente o vermute, dê dez voltas na coqueteleira e descarte o vermute. Adicione o gim e a calda de azeitona. Com uma colher longa, dê 20 voltas (evite mexer muito para o drinque não ficar aguado) e coe diretamente na taça. Decore com uma azeitona.

 

 

 

 
Trabalhando? Mantenha-se sóbrio

Álcool, para quem vai ficar de plantão durante as festas de fim de ano, nem pensar. Este drinque, amigo do teste de bafômetro, tem a efervescência do clube soda, para divertir a boca, limão e hortelã, para você pelo menos se sentir bem fresquinho neste fim de ano.

Ingredientes: 15 folhas de hortelã; 20 ml de suco de limão; 2 colheres (chá) de açúcar; 20 ml de clube soda. Preparo: Em um copo longo ponha a hortelã e macere levemente. Junte o açúcar e o limão. Encha o copo com gelo e complete com clube soda e mexa. Decore com hortelã.

 

 

 

 
Fogo amigo de encontro

Se você é da teoria de que nada como um novo drinque para curar a ressaca, comece com um shot de tequila. Se acha que seu corpo está precisando de uma folga depois dos incontáveis drinques deste fim de ano, comece pelo suco de tomate, bem temperado. Mas nossa sugestão é que você não se contente apenas com um nem só com o outro. Vá alternando os goles e logo terá transformado o remédio para a ressaca num aperitivo.

Ingredientes: 1 shot (60 ml) de suco de tomate temperado com 10 ml de suco de limão, 1 gota de tabasco, 3 gotas de molho inglês, 1 pitada de sal e pimenta-do-reino. Preparo: Misture tudo e sirva em um copo de shot. Encha outro copo de shot com tequila ouro. Sirva os dois juntos.

 

 

 

 
Peru no forno, drinque na mão

Sobrou para você, de novo, preparar a ceia de Natal? Quanto à louça suja, não há escapatória. Mas ficar preso em casa temperando peru e assando tender tem um lado bom. Expulse todo mundo de casa, ponha no seu Ipod a melhor seleção musical que tiver e tire do armário aquele kit de coquetelaria que faz tempo que você não usa. Quem disse que os preparativos da ceia têm de ser chatos? Um pouco de Campari, cranberry, angostura, suco de limão, clube soda e pepino vão animar seu dia. Só tome cuidado para não exagerar na dose e esquecer o peru no forno.

Ingredientes: 20 ml de vodca; 40 ml de Campari; 20 ml de gim; 1 colher (chá) de açúcar; 20 ml de suco de cranberry; 3 gotas de angostura; 20 ml de suco de limão; clube soda; 3 rodelas de pepino.

Preparo: Bata todos os ingredientes na coqueteleira, menos o clube soda. Coe em copo longo com gelo e adicione o clube soda. Beba em seguida.

 

 

 

 
Um brinde ao Paladar

Quer um bom motivo para tomar um coquetel hoje? O Prêmio Paladar. Misture os ingredientes, ponha numa taça do tipo flûte e beba enquanto lê a revista com todos os resultados do prêmio.

Ingredientes: 50 ml de framboesas e amoras; 10 ml de Cointreau; 1 gota de lemon bitter; espumante (Opcionais: 1 gota de aroma de veludo; 8 gotas de essência elétrica) Preparo: Macere as frutas, acrescente as bebidas (menos o espumante) e encha a taça até a metade com a mistura. Complete com espumante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ONDE BEBER

At Nine Cocktail Bar

R. da Consolação, 2.893, Cerqueira César, 3061-3900. De 3ª a 6ª, das 19h (sáb., das 20h) até o último cliente. Fecha dom. e 2ª

 

 

Veja também:

linkAo vencedor, um trivial pargo com limão-cravo

linkSofisticação gelada

linkEstá de drinques comigo?

linkAzeitonas em alta voltagem

linkDê um banho de loja no seu bar

link'Panelinha' vai para perto do fogão

blog Siga o blog do Paladar

Tudo o que sabemos sobre:
drinquefestatipospaladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.