Nasa lança balão com protótipo de sistema de pouso para missões a Marte

Um balão de hélio carregando uma nave experimental da Nasa em forma de disco foi lançado de uma instalação da Marinha dos Estados Unidos em Kauai, no Havaí, neste sábado, para testar sistemas de pouso para futuras missões a Marte.

REUTERS

28 Junho 2014 | 17h20

O balão - grande o suficiente para encher o estádio de futebol Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia - decolou às 2:40 do horário local para uma subida estimada em três horas, para 120 mil pés (36.576 metros) acima do Oceano Pacífico.

O lançamento, que foi adiado seis vezes neste mês por clima inadequado, foi transmitido ao vivo pela Nasa Television.

Uma vez em posição correta, a nave em forma de disco será libertada do balão para que seu motor de foguete possa fazer o veículo subir até 180 mil pés (54.900 metros).

Em seguida, um escudo em forma de rosquinha será inflado, desacelerando o veículo de 4.828 quilômetros por hora para cerca de metade desta velocidade.

Finalmente, um grande paraquedas de 34 metros de diâmetro será acionado para transportar o veículo para um pouso controlado no oceano.

"É o maior paraquedas supersônico que nós já testamos", disse o engenheiro da Nasa Dan Coatta. O objetivo do teste é colocar o protótipo do sistema de pouso em condições que seriam experimentadas em Marte.

(Por Irene Klotz)

Mais conteúdo sobre:
CULTURANASALANCAMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.