Navio de passageiros é retido pela Anvisa em Santos-SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reteve por mais de quatro horas o navio de passageiros Balmoral, de bandeira das Bahamas, já que 80 passageiros procedentes de um cruzeiro pelo Chile apresentavam sintomas de gripe e diarreia. A notificação foi feita em águas internacionais.

ZULEIDE DE BARROS, Agência Estado

07 Março 2012 | 20h17

Segundo informou o superintendente regional da Anvisa, Acary de Oliveira, 50 pessoas passaram pelo serviço médico da embarcação com quadro gripal e outras 30 com diarreia, mas nenhum caso foi considerado grave. Até o início da noite de hoje, ninguém havia sido hospitalizado, mas também não foi autorizada a saída dos passageiros para visita à cidade. Cerca de 1.200 turistas permaneceram a bordo.

A embarcação, procedente do Chile, passou por Montevidéu e Buenos Aires. Depois de atracar no porto de Santos (SP), o Balmoral vai passar por Ilhabela, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Mindelo (Cabo Verde), Funchal (Portugal), tendo como destino final a cidade de Southampton, na Inglaterra.

No mês passado, uma tripulante do navio MSC Armonia passou mal na embarcação e, depois de ser internada no Hospital Ana Costa, em Santos, acabou morrendo três dias depois, no sábado de Carnaval. Depois disso, cerca de dez pessoas, entre tripulantes e passageiros, apresentaram os mesmos sintomas, foram internadas, mas receberam alta. O diagnóstico da tripulante morta, de 28 anos, foi o vírus da Influenza B, agravado com quadro de pneumonia.

Mais conteúdo sobre:
AnvisanavioSantos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.