Negócios Summary

A proposta sobre o novo marco regulatório do petróleo do pré-sal será divulgada na próxima segunda-feira, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento em São Bernardo do Campo. O presidente lembrou que 71 por cento do pré-sal ainda não foi licitado, e que o governo quer aproveitar os recursos petrolíferos para, ue operou com ganhos nas primeiras horas do pregão, foi perdendo força até fechar em baixa de 0,61 por cento, aos 57.421 pontos. O movimento financeiro da sessão totalizou 4,66 bilhões de reais.

PRO, REUTERS

25 Agosto 2009 | 17h54

A safra de notícias animadoras dos EUA, como o aumento na confiança do consumidor e do setor imobiliário, além da boa repercussão dos investidores à nomeação de Ben Bernanke para mais quatro anos à frente do Federal Reserve, que levantou os índices das bolsas locais, não teve o mesmo peso na Bovespa.

"A maioria das notícias foi boa, mas a China pesou nas commodities", disse Felipe Casotti, gestor de renda variável da Máxima Asset Management, referindo-se ao temor de que o governo chinês imponha limites ao crédito para conter a especulação.

Pelo sim, pelo não, o investidor achou um pretexto para realizar lucro em mercados de matérias-primas. A cotação do petróleo caiu 3 por cento. Os preços de metais também caíram.

Embora com menor intensidade, as blue chips domésticas ligadas a esses segmentos foram pelo mesmo caminho. A ação preferencial da Vale caiu 0,6 por cento, para 33,40 reais, enquanto a preferencial da Petrobras recuou 0,5 por cento, valendo 33,23 reais.

Notícias envolvendo companhias domésticas determinaram as líderes de alta e de baixa no Ibovespa. Uma delas foi o anúncio de que Votorantim Celulose e Papel e Aracruz usarão uma só relação de troca para ações ordinárias e preferenciais da segunda por papéis com direito a voto da primeira.

A decisão veio após o entendimento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de que os ordinaristas de Aracruz estavam sendo beneficiados na incorporação da companhia pela VCP.

Assim, enquanto Aracruz deu um salto de 4,4 por cento, a 4,07 reais, VCP tombou 3,1 por cento, a 30,68 reais.

Gol segurou a lanterna, ao desabar 7,7 por cento, para 18,31 reais, após a companhia aérea ter anunciado pela manhã que fará uma oferta primária e secundária de ações.

Uma das líderes de ganhos foi Braskem, subindo 1,6 por cento, a 10,26 reais, após a companhia admitir conversas para uma eventual parceria com a Quattor.

Itaú Unibanco, ainda refletindo o anúncio de uma parceria no ramo segurador com a Porto Seguro, subiu mais 1,25 por cento, para 34,94 reais.

Mais conteúdo sobre:
SUMMARY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.