Nem a torta de maçã escapa da onda baconista

A escritora americana Sara Perry adora bacon. Gosta tanto que escreveu Everything Tastes Better with Bacon (numa tradução livre: tudo é mais gostoso com bacon, publicado pela Chronicle Books). O livro tem 70 receitas para todas as refeições do dia, todas com bacon. Nessa entrevista, ela explica sua predileção.

Cíntia Bertolino, O Estado de S.Paulo

01 Outubro 2009 | 04h07

Você acha mesmo que qualquer coisa melhora com bacon?

Acho sim, mesmo os doces. A maioria das pessoas imagina que uma sobremesa com bacon não poderia ser boa, mas é um engano.

Doce com bacon?

Até aquela velha receita de torta de maçã ganha com o toucinho defumado. Imagine acrescentar bacon picadinho à cobertura crocante. Fica ótimo.Também combina com cookies. James Beard (considerado o pai da crítica americana)adorava adicionar açúcar mascavo ao seu bacon matutino. Experimente, vale a pena.

Não acha um pouco esquisita esta mistura?

Esquisita não; surpreendente, sim. Muita gente não quer experimentar porque acha a ideia estranha, mas um caramelo com bacon crocante é delicioso. É o tipo de doce que você faz, deixa seus amigos provarem e só depois pode contar como é feito.

Como surgiu a ideia?

Comecei quando me lembrei de como gostava da calda caramelada do presunto assado de Natal. Aí, pensei: com bacon deve ficar ainda melhor. Bacon tem dois elementos muito carismáticos, sal e gordura, que mudam qualquer ingrediente que toquem, seja ele salgado ou doce. O sal realça o sabor, e a gordura leva o sabor até as nossas papilas gustativas. O bacon é crocante, levemente doce e muito, muito gostoso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.