No basco Amatxu, peça um Txakoli com os pratos preparados na brasa

Inaugurado esta semana, o restaurante é a primeira casa do Grupo Zaldua fora da Espanha

Cíntia Bertolino,

30 de setembro de 2010 | 08h28

 

 

 

 

Inaugurado esta semana, o Amatxu, restaurante especializado em cozinha basca espanhola, chega para representar a culinária da pequena região no extremo norte da Espanha. Amatxo, em euskera (a língua basca), é uma forma carinhosa de tratar a mãe. "Escolhemos esse nome porque todo basco diz, com orgulho, que ninguém cozinha melhor que sua mãe", diz Alfonso Menoyo, diretor do Grupo Zaldua, que tem três restaurantes na região litorânea de Vizcaya.

Esta é a primeira casa do Grupo Zaldua fora da Espanha - no mesmo endereço antes funcionava o Bilbao, também de cozinha basca, que pertencia a um acionista do grupo. Com amplo espaço que inclui dois andares e varanda, tem 60 lugares, mas nas primeiras semanas enquanto afina a cozinha e o serviço, só vai atender cerca de 20 pessoas.

O menu, comandado pela chef peruana Maya Rodriguez, é semelhante ao servido nas outras casas, com alguns ingredientes brasileiros, como a jabuticaba, já incorporados às receitas. As carnes e peixes são feitos na brasa. "Não conheço quem goste mais de comida que os bascos. Até para acender a brasa eles pensam no sabor. Aqui a brasa é avivada naturalmente, sem óleo ou álcool", diz a chef, que estudou gastronomia no País Basco.

O cardápio também traz uma seleção de pintxos, petiscos que devem mudar sazonalmente. Na entrada do salão, uma miniloja vende os pães feitos na casa e o refrescante vinho Txakoli de Álava, da D.O. Arabako Txakolina, feito com a uva Hondarribi zuri.

 

Amatxu

R. José Maria Lisboa, 1.065, Jd. Paulista, 3062-5816.

De 3ª a 5ª, 18h30/23h. 6ª e sáb. 12/15h e 18h30/0h. Dom., 10h/16h.

 

 

Veja também:

linkLoucos por café

linkCem modos de fazer expresso ou coado?! Mark, ‘o original’, sabe

linkEle faz o que for preciso para poder tomar o melhor café

linkGeek ou Nerd ?

link‘Supergeek’ não se contenta com máquinas normais: tem de turbinar

blog Blog do Paladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.