PUBLICIDADE

No manual, óleo de motor da VW não mudou

Empresa atribuiu ruídos no motor 1.0 de Gol, Fox e Voyage à mudança de lubrificante na fábrica

Por JORNAL DA TARDE
Atualização:

A explicação da Volkswagen dada na terça-feira para a causa dos ruídos nos motores 1.0 VHT que equipam os novos Gol, Fox e Voyage continuou despertando dúvidas. Segundo a empresa, os barulhos que levaram pelo menos 300 carros para as oficinas teriam sido provocados pelo novo óleo que passou a ser utilizado pela fábrica nos motores a partir de abril de 2008. Esse óleo teria provocado uma lubrificação deficiente nos propulsores e, com isso, desgaste prematuro de peças e surgimento de ruídos. No manual do proprietário dos carros, porém, a recomendação sobre o óleo é a mesma, tanto para os veículos produzidos até abril de 2008 quanto para os produzidos depois disso. Na nota distribuída anteontem, a montadora não esclareceu se o lubrificante usado na fábrica era o mesmo indicado para a reposição no manual. Ontem, porém, uma fonte ligada à companhia garantiu que os produtos são iguais. "Todas as montadoras usam o mesmo tipo na fábrica e para reposição. Prova disso é que pode ser preciso, por exemplo, completar o óleo antes da primeira troca." Procurada, a Volkswagen não emitiu resposta sobre a questão.Tanto no manual do Fox 1.0 2007 como no do 2009, a recomendação é utilizar óleo com viscosidade 5W40, 10W40 ou 15W40. O da Castrol, que fornece o lubrificante utilizado na fábrica da Volks para o VHT, é o 5W40. Segundo engenheiros e especialistas ouvidos pela reportagem, se a fabricante indica a viscosidade do produto sem especificar se ele deve ser sintético ou mineral, por exemplo, basta utilizar o lubrificante com os códigos recomendados.Ontem, a Volkswagen divulgou uma nova nota informando que trocará gratuitamente o lubrificante de todos os carros equipados com o motor 1.0 VHT. A medida atinge mais de 420 mil automóveis - principalmente o Gol, carro mais vendido do País há 21 anos seguidos. Os clientes devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-0195775. No entanto, a Volks não divulgou a nova especificação do óleo. A montadora também se comprometeu a oferecer um carro reserva aos clientes que tiverem de esperar pela troca, parcial ou total, do propulsor.NAS REVENDASAté ontem, as autorizadas da marca ouvidas pela reportagem não tinham informações sobre a recomendação de troca de óleo. Algumas receberam o mesmo comunicado enviado à imprensa. "No documento não há especificação do tipo de óleo que deve ser trocado", diz Marcos Maestrello, da concessionária Jewa. A VW chegou a marcar uma videoconferência ontem para repassar às concessionárias mais informações sobre o problema, mas a transmissão foi cancelada. As instruções foram remarcadas para hoje às 10 horas, segundo um consultor técnico das concessionárias Volks. MARCELO FENERICH, PAULO JUSTUS e RAFAELA BORGES

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.