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Nova faixa exclusiva para motos causa transtorno em SP

As vias da capital paulista reuniam 41 km de congestionamento às 16 horas desta segunda-feira

Por ELVIS PEREIRA E VITOR HUGO BRANDALISE
Atualização:

A abertura da faixa exclusiva para motocicletas em um trecho da Avenida 23 de Maio, a partir da manhã desta segunda-feira, 21, trouxe transtornos ao trânsito na região. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram registrados quase 8 quilômetros de congestionamento ao longo do dia por causa da nova faixa. Os resultados da experiência só serão divulgados de dez a quinze dias após o seu encerramento, programado para o dia 25. As vias da capital paulista reuniam 41 km de congestionamento às 16 horas desta segunda-feira, 21. O número corresponde a 5,1% dos 820 km monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pouco abaixo do índice médio de 5,3% para o horário. O Corredor Norte-Sul, formado pelas Avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães, apresentava o pior trecho de lentidão da cidade, com 4,2 km, entre os Viadutos Indianópolis e Santa Generosa, no sentido Santana. No sentido contrário, do Aeroporto de Congonhas, havia mais 3 km de morosidade, da Praça da Bandeira até a Ponte da Casa Verde. O motorista também enfrentava trânsito ruim nas pistas locais das Marginais do Tietê e do Pinheiros. Na primeira, eram registrados 3,6 km de engarrafamento, da Rua da Coroa até a Ponte da Casa Verde, no sentido Castello Branco, e na segunda, 2,8 km, entre as Pontes Engenheiro Ary Torres e do Morumbi, no sentido Interlagos. Quem seguia pela Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello rumo ao centro se deparava com 2,3 km de congestionamento, da Avenida Salim Farah Maluf até o Viaduto Grande São Paulo. O secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse que as complicações na Avenida 23 de Maio ocorreram porque os técnicos do CET não tinham experiência na montagem da faixa exclusiva - a colocação dos 250 cones que delimitam o trecho da faixa em 2,4 quilômetros da avenida. "É natural que ocorram alguns problemas no primeiro dia de testes. Temos de esperar até o final da experiência para chegarmos a alguma conclusão", afirmou. Durante todo o dia, quatro motocicletas da CET percorreram a avenida, recolocando no lugar os cones derrubados por carros e motos. O trecho da faixa exclusiva se situa entre os Viadutos Tutóia e Pedroso, nos dois sentidos, junto ao canteiro central. Os carros que invadirem o espaço durante os testes serão multados em R$ 85,13.

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