Nova imagem mostra berçário de estrelas com 'perfil' de poeta

Telescópio do Observatório Europeu do Sul captou imagem da nebulosa NGC 3324, batizada de Gabriela Mistral por lembrar perfil da poeta chilena, Nobel de Literatura de 1945.

BBC Brasil, BBC

01 de fevereiro de 2012 | 09h51

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma imagem inédita do berçário de estrelas NGC 3324, captada pelo telescópio do Observatório La Silla, no Chile.

A imagem mostra a intensa radiação ultravioleta gerada pelas estrelas novas, que faz a nuvem de gases brilhar com cores vivas.

A grande quantidade de gases e poeira cósmica na região gerou uma onda de nascimentos de estrelas há milhões de anos. Estas estrelas, maiores e mais quentes que a média, aparecem com destaque na nova imagem.

A NGC 3324 também é conhecida como nebulosa Gabriela Mistral, pela suposta semelhança entre sua forma e o perfil da poeta chilena, prêmio Nobel de Literatura de 1945.

A nebulosa está localizada na constelação de Carina, a cerca de 7.500 anos-luz da Terra, no limite norte da nebulosa de Carina.

O Observatório Europeu do Sul, que completa neste ano seu 50º aniversário de fundação, é financiado por 15 países, entre eles o Brasil, único não-europeu no grupo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.