Novartis produz 1º lote de vacina contra gripe suína

O grupo farmacêutico suíço Novartis AG anunciou ter produzido com sucesso o primeiro lote de vacina contra a influenza A (H1N1), semanas antes do esperado.

AE-AP, Agencia Estado

11 de junho de 2009 | 21h01

O anúncio acontece no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a gripe suína uma pandemia. A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus nos EUA, Europa, Austrália, América do Sul e em outros lugares. A OMS diz que as fabricantes de medicamentos possivelmente terão as vacinas aprovadas e prontas para a venda depois de setembro.

A Novartis disse que irá utilizar a primeira leva da vacina para avaliação pré-clínica e testes. O produto também está sendo considerado para testes clínicos, afirma a companhia.

A vacina foi produzida no laboratório da Novartis em Marburg, na Alemanha. De acordo com a empresa, as instalações tem potencial para produzir milhões de doses da vacina por semana. Uma segunda unidade está em construção em Holly Springs, na Carolina do Norte.

Segundo a Novartis, mais de 30 governos tem solicitado suprimentos da vacina, incluindo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, que fez uma encomenda de US$ 289 milhões em maio. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
gripe suínaNovartis

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.