Nove bairros estão alagados há 12 dias na Grande SP

Pelo menos nove bairros estão debaixo d?água há 12 dias na Grande São Paulo. A maioria fica na zona leste da capital - são pelo menos sete bairros, todos no distrito Jardim Helena, às margens do Rio Tietê -, mas há áreas alagadas também em Itaquaquecetuba e Guarulhos desde sábado da semana passada. Há casas destruídas e outras submersas, e 58 desabrigados estão dormindo em uma escola municipal de São Paulo.

AE, Agência Estado

21 de janeiro de 2011 | 09h11

Os bairros mais atingidos na capital foram a Vila Itaim, a Chácara Três Meninas e o Jardim Pantanal. Todos são próximos do Jardim Romano, que no ano passado ficou debaixo d?água por mais de dois meses. O dique que está sendo construído no bairro conseguiu manter as ruas secas neste verão, mas os vizinhos não tiveram a mesma sorte. O distrito Jardim Helena tem 250 mil habitantes, mas a Prefeitura ainda está fazendo o cadastramento das famílias para saber quantas foram afetadas.

Segundo especialistas, os alagamentos são causados pelo refluxo nos oito afluentes e nas galerias pluviais causado pelo alto nível do Rio Tietê. Para remediar a situação, o governo estadual começou o desassoreamento em outubro de 2010, está licitando um projeto de canalização de um córrego no Jardim Fiorello, em Itaquaquecetuba, e estuda uma obra de contenção das cheias na Vila Itaim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
chuvaSPalagamentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.