O mais brasileiro dos portugueses

Uma vez ou outra é bom fazer uma declaração bombástica e definitiva. Estava revendo minhas notas da vertical de Quinta do Seival Castas Portuguesas, realizada durante o Paladar - Cozinha do Brasil, conduzida por Miguel Almeida, experiente enólogo português responsável pelo projeto. Foi então que tive o pensamento. Era uma constatação a que não chegaria se me decidisse a fazê-la. Aconteceu. Por isso, até me assustei. A frase foi: "O Quinta do Seival, para mim, é o melhor tinto brasileiro". Fiquei meio atordoado e me permiti aspas na sentença de minha autoria, como se me entrevistasse.

Luiz Horta, O Estado de S.Paulo

08 Setembro 2011 | 00h17

Se me decidisse a fazer uma lista entraria em dúvida, teria uns dez vinhos quase empatados e hesitaria. Mas saiu da minha cabeça e, como canta Laurie Anderson, "my brain is really bossy". Meu cérebro é mandão, opinioso e peremptório.

É um vinho que reúne o que penso sobre como devem ser os tintos brasileiros. Precisam ter a Europa como referência, não adianta querermos algo que nunca existiu, pois não há uvas autóctones no País. Mas é preciso ter um respeito pelo ambiente em que são feitos, ou seja, conversar com o terroir, mesmo que ainda estejamos na infância do conceito, buscar entendê-lo, seus limites, suas virtudes.

O Quinta do Seival Castas Portuguesas é isso, europeu e brasileiro, com uvas e enólogo portugueses e bem situado no chão da Fortaleza do Seival, em plena região da Campanha gaúcha. Tem acidez, complexidade, capacidade de guarda, é discretamente mineral e com boa expressão de fruta. A Touriga nele é deslumbrante, floral, saborosa.

Na degustação, Miguel, timidamente, deixou escapar um projeto em andamento, um Alvarinho com uma breve passagem por madeira, também do projeto Seival da Miolo. Esse Portugal deslocado para a fronteira sul do Brasil ainda vai dar o que beber.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.