O pseudocereal que vem dos Andes

Você já ouviu falar do amaranto? Paladar testou o produto na cozinha

Lucinéia Nunes, O Estado de S.Paulo

25 Junho 2009 | 03h02

Não fosse a criatividade na hora de prepará-lo, o amaranto, que começa a marcar presença nas prateleiras dos supermercados, entraria para a categoria dos alimentos funcionais e de sabor insosso. O chef boliviano Checho Gonzáles, do Ají, passou alguns dias testando o ingrediente que é rico em fibras e proteínas e teve boa surpresa. "Em flocos pode ser usado em quibes, para empanar carnes ou dar textura às sopas e caldos", explica. "Já os grãos, depois de hidratados, estouram como a quinoa e substituem bem o cuscuz marroquino." Em suas mãos, o pseudocereal originário dos Andes virou uma farofa bem temperada, com tomate e milho, servida com supremo de frango. "Na receita original uso quinoa. Mas gostei do resultado com o amaranto", diz o chef. Ele também experimentou empanar cherne com amaranto antes de fritar. Resultado: crosta sequinha e a neutralidade do amaranto não interferiu no sabor suave do cherne, que foi servido com molho aioli.

Veja a receita

SAUDÁVEL E SABOROSO

Supremo de frango e farofa de amaranto

4 porções

30 minutos

Ingredientes

Para o frango: 4 peitos de frango; 2 maços de tomilho; 2 maços de sálvia; 2 maços de alecrim; 40g de sal grosso; 4 pitadas de pimenta-do-reino; 2 kg de gordura de pato (ou banha de porco). Para a farofa de amaranto: 350g de amaranto em grãos hidratado; 1 dente de alho; 50g de cebola roxa em tiras finas; 50g de tomate picado; 50g de milho verde cozido; 25g de manteiga; 15 ml de azeite extravirgem; 1/3 de um maço de salsinha; sal a gosto. Para a vinagrete de nirá: 1 maço de nirá; 1 maço de cebolinha; 1 maço de salsinha; 300 ml de azeite extravirgem; 100 ml vinagre de arroz; sal e pimenta-do-reino

Preparo

Frango: Deixe o frango marinar por 24 horas com as ervas, a pimenta e o sal grosso. Na hora de preparar, aqueça a gordura em fogo baixo, adicione o frango e cozinhe sem ferver até ficar macio. Reserve. Antes de servir, grelhe o frango rapidamente para pururucar a pele. Farofa de amaranto: Em azeite, doure o alho e a cebola. Junte o milho e o amaranto hidratado. Quando estiver quente, ponha a manteiga e o sal. Acrescente o tomate e a salsinha e reserve. Vinagrete de nirá: Pique o nirá, a salsinha e a cebolinha bem finos. Em seguida, misture o azeite aos poucos, até virar uma pasta grossa. Acrescente o vinagre e coloque sal e pimenta a gosto. Montagem: No centro do prato e com a ajuda de um aro, distribua 100 gramas da farofinha. Coloque o peito de frango por cima e, sobre ele, uma colher de vinagrete de nirá (10 ml).

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.