Obama vai propor emissão de CO2 17% menor, diz fonte

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai apresentar metas de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa durante a cúpula sobre mudanças climáticas, em Copenhague. Obama vai propor um corte de 17% nas emissões até 2020, em comparação com os níveis de 2005, segundo um funcionário da Casa Branca. A mesma fonte, que pediu anonimato, disse que os EUA oferecerão um corte de 30% até 2025, e de 42% até 2030.

AE-AP, Agencia Estado

25 de novembro de 2009 | 14h31

O funcionário também confirmou hoje que Obama irá a Copenhague em 9 de dezembro para participar da cúpula climática patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a busca de um acordo capaz de suceder o Protocolo de Kyoto. Segundo ele, Obama visitará a capital dinamarquesa antes de ir a Oslo, Noruega, onde receberá o Prêmio Nobel da Paz. A presença de Obama era uma incógnita até agora.

Pelo menos 65 líderes mundiais e representantes de 191 governos estarão em Copenhague. O Protocolo de Kyoto expira em 2012. Recentemente, Obama declarou que o acordo buscado em Copenhague precisa "ter efeito operacional imediato", e não ficar limitado a uma declaração política. Com informações da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ambienteObamaCopenhaguemetasCO2

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.