Onça é capturada dentro de condomínio no interior de SP

Uma onça parda, também conhecida como sussuarana, assustou hoje os moradores do residencial Lago Azul, um condomínio de luxo de Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba. O felino foi visto rondando uma casa e os moradores avisaram o serviço de vigilância. A Polícia Ambiental pediu ajuda a biólogos do zoológico de Sorocaba para capturar o animal. É o segundo exemplar da mesma espécie capturado em área residencial esta semana no interior do Estado.

JOSÉ MARIA TOMAZELA, Agencia Estado

31 de março de 2009 | 15h27

Assustada, a sussuarana escalou uma árvore e se refugiou na copa. Dardos com tranquilizantes foram disparados para sedar o animal. Levado para o zoológico, o felino, uma fêmea, foi examinado e recebeu um chip sob a pele. De acordo com o veterinário Adauto Veloso Nunes, diretor do zoo, o equipamento vai permitir que o animal seja rastreado.

Foram colhidas amostras de sangue para identificação e estudo genético do espécime. A onça foi solta ontem mesmo, numa área de matas da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó. Na segunda-feira, uma sussuarana apareceu num condomínio de Vinhedo, região de Campinas, e foi levada para a Serra do Japi. De acordo com Nunes, em razão do desmatamento, a sussuarana pode ter fugido do local onde estava em busca de novo habitat. A espécie está ameaçada de extinção, de acordo com a lista oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que a considera criticamente em perigo por conta da destruição de habitat, caça, populações pequenas, isoladas e em declínio.

Mais conteúdo sobre:
ambienteonça

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.