Oscar Niemeyer tem 'franca recuperação', diz médico

O arquiteto Oscar Niemeyer está em franca recuperação. A declaração foi feita nesta manhã, durante entrevista coletiva concedida pelo médico Fernando Gjorup, diretor geral do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde Niemeyer está internado.

EQUIPE AE, Agência Estado

11 de novembro de 2012 | 10h57

Segundo o médico, ainda não há previsão de alta, mas a expectativa é que ele volte para casa. "Não há previsão de alta, ninguém está com pressa de mandar ele para casa. Está evoluindo. Se continuar no rumo em que ele está, ele volta para casa, não sei quando, mas isso deve acontecer."

De acordo com o médico, a função renal do arquiteto foi prejudicada, em razão de uma gripe, mas no momento está "em franca melhora". "Qualquer um que pega uma gripe forte fica na cama, imagina ele, na idade dele. Ele desidratou e afetou o rim, mas evolução é bastante favorável", afirmou. Niemeyer tem 104 anos.

Gjorup disse também que o arquiteto se encontra lúcido, não depende de nenhum aparelho, respira espontaneamente e está comendo espontaneamente. "Niemeyer está na unidade intermediária, onde o coração e a oxigenação estão sendo monitorados", disse. O médico disse ainda que Niemeyer está conversando e interagindo com a família.

Tudo o que sabemos sobre:
Niemeyerarquitetorecuperação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.