Ouro Branco, em Minas Gerais, inicia vacinação contra meningite

Surto da doença causou a morte de três pessoas na cidade em 2011

Marcelo Portela, BELO HORIZONTE,

24 Outubro 2011 | 18h19

Uma multidão fez filas nesta segunda, 24, nos postos de saúde de Ouro Branco, em Minas Gerais, para receber doses de vacina contra a meningite tipo C. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma vacinação em massa para conter um surto da doença, que este ano causou a morte de três pessoas na cidade, a última delas registrada no dia 14.

Além dessa vítima - um operário de 19 anos que trabalhava em uma obra da Gerdau Açominas -, outras 14 pessoas foram internadas com sintomas da doença. Mas, segundo a prefeitura, exames em quatro delas deram resultado negativo. As outras mortes ocorreram em agosto.

A campanha iniciada é voltada para moradores da cidade que têm entre 4 e 30 anos, além de estudantes do campus da Universidade Federal de São João Del Rey que tenham até 30 anos e para operários que trabalham nos canteiros de obras da Gerdau Açominas, que faz ampliação de sua usina no município.

Segundo a Secretaria, serão distribuídas aproximadamente 22 mil doses, mas a prefeitura pediu para a população se organizar, já que a capacidade de atendimento é de cerca de 2,5 mil pessoas por dia. Além dos postos de saúde, a vacina é distribuída no próprio campus universitário, mediante apresentação da carteia estudantil, e nos alojamentos da Gerdau, também mediante apresentação do crachá funcional.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Heraldo Belini, a vacinação é restrita à população com até 30 anos porque nenhum dos pacientes estava acima dessa idade.

Mais conteúdo sobre:
saúde meningite vacinação Saúde Vida

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.