Pais dão exemplo e filhos praticam esporte

Mesmo grávida de Lucas, a superintendente comercial Regiane Tsamtsis manteve as aulas de spinning. Hoje com 8 anos, o filho pratica futebol society, dança contemporânea e ainda acompanha a mãe em algumas corridas, fazendo provas curtas de até 1,5km. A disposição comum dos dois por atividades físicas, segundo o estudo, é muito mais questão de incentivo familiar do que obra da genética.

Pedro Proença, O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2012 | 02h08

Um dos pontos principais da pesquisa mostra que crianças que têm fortes experiências até os 10 anos em esportes e atividades físicas normalmente assumem o comportamento pelo resto da vida - filhos com pais ativos têm duas vezes mais chances de serem ativos na vida adulta. Por outro lado, pais sedentários têm 60% mais chances de criarem filhos sedentários.

"Eu não entrarei para essa estatística", garante Regiane Tsamtsis, de 42 anos,que faz atividade física todos os dias em São Bernardo, onde vive: são três dias de corrida, três de musculação e um de natação. "Acho que sou uma atleta completa, pois tenho o patrocínio do meu marido e a torcida dos meus filhos", brinca.

O outro filho, Paulo César, de 16 anos, optou pelo o judô e é associado à Federação Paulista da modalidade. O marido, Nicolas, de 47 anos, também pratica esportes, gosta de correr e faz academia. Assim, os programas em família costumam ser ligados ao esporte. No último fim de semana, os quatro saíram para um treino de pedalada de 16 km. Também é comum levar os filhos ao clube para que eles joguem futebol.

O envolvimento com o esporte despertou nos filhos preocupações mais amplas, como a alimentação. Embora goste de doces e de hambúrgueres, Lucas não dispensa salada e por conta própria já procura manter uma dieta balanceada. "Ele fica com medo de engordar, leva o esporte a sério", conta a mãe.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.