País tem fluxo positivo de US$3,6 bi no começo de maio

O país teve fluxo cambial positivo de 3,595 bilhões de dólares na primeira semana de maio, informou o Banco Central nesta quarta-feira. No mesmo período, o BC incorporou 1,428 bilhão de dólares às reservas internacionais por meio de compras no mercado à vista.

REUTERS

11 de maio de 2011 | 13h21

O saldo positivo foi composto por entradas líquidas de 761 milhões de dólares nas operações financeiras e de 2,834 bilhões de dólares nas operações comerciais.

O ingresso de capitais via comércio, que ficou próximo ao total registrado em abril (3,310 bilhões de dólares), coincidiu com uma valorização da moeda norte-americana. Na semana passada, o dólar subiu 2,8 por cento, voltando a ser cotado acima de 1,60 real, em meio a um movimento internacional de ajuste dos preços das commodities.

O BC incorporou às reservas também 1 milhão de dólares via leilões de compra a termo. As reservas internacionais terminaram o período a 328,184 bilhões de dólares.

No ano, o fluxo positivo de capitais soma 40,728 bilhões de dólares, mais do que todo o resultado líquido de 2010, de 24,354 bilhões de dólares.

(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Aluísio Alves)

Tudo o que sabemos sobre:
BACENFLUXOATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.