Para inovar, ela recorre aos livros

Enquanto a foto do bolo ao lado era feita, deixando os espectadores com água na boca, a cozinheira Roseli Oliveira Prado contava como veio parar em São Paulo aos 13 anos para "tentar a vida". Ela nasceu num sítio próximo ao município de Presidente Jânio Quadros, na Bahia, perdeu a mãe muito cedo e teve de ajudar o pai a cuidar dos três irmãos. Aprendeu a cozinhar por necessidade e fez disto um ofício.

Lucinéia Nunes, O Estado de S.Paulo

01 Setembro 2011 | 00h39

"Sou curiosa, aprendi muita coisa lendo receita em lata de mantimento", conta Roseli, que vai buscar alguns livros e duas pastas, uma branca e uma preta, ambas bem organizadas, com receitas recortadas de revistas e jornais. Mas é nos livros que estão alguns dos pratos preferidos da família da patroa, Luciana Souza: o espaguete à carbonara, extraído do livro Panelinha, de Rita Lobo; o brownie de chocolate, do Juju na Cozinha do Carlota, de Carla Pernambuco; e as saladas do Celeiro. "Quando quero fazer um prato diferente recorro aos livros", diz. "Minha mão é melhor para o doce. Só de olhar alguém fazendo um bolo sei repetir a receita".

A cozinheira sabe bem como agradar à família, para quem trabalha há 2 anos (sua irmã, Taciana, trabalha na mesma casa como babá). Roseli faz risotos, grelhados, massas, sopas e um rosbife que aprendeu a fazer num curso de culinária e a patroa adora. Foi no curso que descobriu a importância de separar os ingredientes antes de iniciar qualquer preparo.

"Quando terminava, a cozinha estava uma bagunça. Hoje sou bem mais organizada", diz Roseli. "Prove um pedaço do bolo." Não precisou insistir. A massa leve, sem adição de manteiga ou óleo, estava úmida, com recheio delicado e geladinho, e coberta com uma "espuma" leve que se misturava à textura do coco fresco. Perfeito. "Basta seguir a receita que o seu bolo vai ficar igual", garante ela.

Receita

Pão de ló com baba de moça e coco fresco

Ingredientes

Para o pão de ló: 5 ovos; 150g de açúcar; 170g de farinha de trigo; manteiga e farinha para untar

Para o recheio: 10g de manteiga sem sal; 4 gemas; 1 lata de leite condensado; 5g de maisena;

200 ml de leite; 200 ml de leite de coco

Para a cobertura: 8 claras; 300g de açúcar; coco fresco ralado para polvilhar sobre o bolo

Preparo

Pão de ló: Bata os ovos em alta velocidade na batedeira. Adicione o açúcar e bata por mais três minutos. Diminua a velocidade e ponha a farinha. Bata rapidamente e desligue. Em fôrma redonda e untada com manteiga e farinha, ponha a massa e asse em forno preaquecido a 150°C por aproximadamente 30 minutos.

Recheio: Misture a manteiga, as gemas, o leite condensado e a maisena em uma panela. Leve ao fogo médio e mexa sem parar até virar um creme. Não deixe ferver para não talhar.

Cobertura: Bata as claras em neve e ponha o açúcar aos poucos. Bata por mais dez minutos ou até ficar firme.

Montagem: Corte o pão de ló ao meio e regue com o leite morno. Espalhe metade do recheio e cubra com a outra metade do bolo. Regue com o leite de coco morno e espalhe o restante do creme. Disponha a cobertura sobre todo o bolo e polvilhe o coco fresco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.