Paraná registra casos de dengue em 306 de 399 cidades

O Paraná registra casos de dengue em 306 de seus 399 municípios, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta semana. Em todo o Estado, foram registrados 48.297 casos suspeitos de dengue e 16.284 foram confirmados.

AE, Agência Estado

07 de maio de 2011 | 14h02

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, 15.952 casos são autóctones, ou seja, as pessoas se infectaram no Paraná, e 332 casos são importados. Em 42 municípios a incidência de dengue é considerada de média a alta. As cidades com maior índice de casos de dengue são: Alvorada do Sul, Nova Fátima, Joaquim Távora, Leópolis, Carlópolis, Jaguapitã, Altônia, Santa Isabel do Ivaí, Cambe, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre,Astorga, Brasilândia do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Fênix e Bandeirantes.

O Paraná já registra 13 mortes por dengue. Em Jacarezinho, uma das cidades com maior incidência da doença, seis pessoas morreram. Londrina tem três mortes por dengue. Os municípios de Ibiporã, Cornélio Procópio e Cambara registram uma morte cada um.

O Estado criou um Comitê Gestor Intersetorial para combater a dengue. O comitê será responsável por ações durante todo o ano. Segundo a Secretária de Saúde, a atuação do comitê é dividida em cinco áreas: assistência aos doentes; vigilância epidemiológica; controle do mosquito; comunicação e mobilização; responsabilização dos gestores.

A Secretaria de Saúde informou ainda que em 2011 houve uma redução de 39,6% no números de casos autóctones em relação ao mesmo período do ano passado. Até esta semana foram confirmados 15.952 casos autóctones; no mesmo período de 2010 foram 26.421 casos autóctones.

(Marília Lopes/12h40)

Mais conteúdo sobre:
Paranádenguecasos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.